Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/15416
Title: Perspetiva integrada de educação em ciências: da teoria à prática
Author: Rodrigues, Ana V.
Keywords: Educação em ciências
Educação formal
Educação não formal
Centros pedagógicos
Avaliação da qualidade
Issue Date: Mar-2016
Publisher: UA Editora
Abstract: A emergência da educação em ciências, desde os primeiros anos de idade e ao longo da vida, num mundo caracterizado pela complexidade, incerteza e imprevisibilidade, onde os principais problemas são multicausais e pluridimensionais, é hoje indiscutivelmente uma prioridade. As competências no domínio das ciências e das tecnologias são cada vez mais indispensáveis para se contribuir para o debate público, a tomada de decisões e o processo legislativo. A fim de poderem entender as questões envolvidas e fazer escolhas informadas, mesmo que não técnicas, os cidadãos precisam de ter conhecimentos básicos, nomeadamente em matemática e ciências. Por outro lado, os países necessitam de um número adequado de matemáticos e especialistas em assuntos científicos para manter a sua competitividade (CUE, 2001). No entanto, em muitos países, o interesse pelos estudos de matemática e ciências está a decrescer ou não se está a desenvolver tão rapidamente quanto seria desejável. Esta tendência é visível nas escolas, onde o número de alunos que optam por estas disciplinas é inferior ao que se poderia esperar, na atitude dos jovens e dos pais em relação às disciplinas em questão e, mais tarde, no nível de recrutamento no sector da investigação e nas profissões conexas (CUE, 2001). Os sistemas de ensino deverão, assim, ser adaptados, de modo a que um maior número de jovens se interesse pelas ciências para assim aumentar o número de jovens que optam por um carreira científica ou tecnológica (CE, 2010). (...)
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/15416
ISBN: 978-972-789-476-5
Publisher Version: http://cms.ua.pt/editora/
Appears in Collections:DEP - Livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Livro_perspetiva integrada Educação.pdf6.25 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.