Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/15416
Title: | Perspetiva integrada de educação em ciências: da teoria à prática |
Author: | Rodrigues, Ana V. |
Keywords: | Educação em ciências Educação formal Educação não formal Centros pedagógicos Avaliação da qualidade |
Issue Date: | Mar-2016 |
Publisher: | UA Editora |
Abstract: | A emergência da educação em ciências, desde os primeiros anos de idade e ao longo da vida, num mundo caracterizado pela complexidade, incerteza e imprevisibilidade, onde os principais problemas são multicausais e pluridimensionais, é hoje indiscutivelmente uma prioridade. As competências no domínio das ciências e das tecnologias são cada vez mais indispensáveis para se contribuir para o debate público, a tomada de decisões e o processo legislativo. A fim de poderem entender as questões envolvidas e fazer escolhas informadas, mesmo que não técnicas, os cidadãos precisam de ter conhecimentos básicos, nomeadamente em matemática e ciências. Por outro lado, os países necessitam de um número adequado de matemáticos e especialistas em assuntos científicos para manter a sua competitividade (CUE, 2001). No entanto, em muitos países, o interesse pelos estudos de matemática e ciências está a decrescer ou não se está a desenvolver tão rapidamente quanto seria desejável. Esta tendência é visível nas escolas, onde o número de alunos que optam por estas disciplinas é inferior ao que se poderia esperar, na atitude dos jovens e dos pais em relação às disciplinas em questão e, mais tarde, no nível de recrutamento no sector da investigação e nas profissões conexas (CUE, 2001). Os sistemas de ensino deverão, assim, ser adaptados, de modo a que um maior número de jovens se interesse pelas ciências para assim aumentar o número de jovens que optam por um carreira científica ou tecnológica (CE, 2010). (...) |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/15416 |
ISBN: | 978-972-789-476-5 |
Publisher Version: | http://cms.ua.pt/editora/ |
Appears in Collections: | DEP - Livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Livro_perspetiva integrada Educação.pdf | 6.25 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.