Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/15416
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dc.contributor.authorRodrigues, Ana V.pt
dc.date.accessioned2016-04-04T11:03:15Z-
dc.date.available2016-04-04T11:03:15Z-
dc.date.issued2016-03-
dc.identifier.isbn978-972-789-476-5pt
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/15416-
dc.description.abstractA emergência da educação em ciências, desde os primeiros anos de idade e ao longo da vida, num mundo caracterizado pela complexidade, incerteza e imprevisibilidade, onde os principais problemas são multicausais e pluridimensionais, é hoje indiscutivelmente uma prioridade. As competências no domínio das ciências e das tecnologias são cada vez mais indispensáveis para se contribuir para o debate público, a tomada de decisões e o processo legislativo. A fim de poderem entender as questões envolvidas e fazer escolhas informadas, mesmo que não técnicas, os cidadãos precisam de ter conhecimentos básicos, nomeadamente em matemática e ciências. Por outro lado, os países necessitam de um número adequado de matemáticos e especialistas em assuntos científicos para manter a sua competitividade (CUE, 2001). No entanto, em muitos países, o interesse pelos estudos de matemática e ciências está a decrescer ou não se está a desenvolver tão rapidamente quanto seria desejável. Esta tendência é visível nas escolas, onde o número de alunos que optam por estas disciplinas é inferior ao que se poderia esperar, na atitude dos jovens e dos pais em relação às disciplinas em questão e, mais tarde, no nível de recrutamento no sector da investigação e nas profissões conexas (CUE, 2001). Os sistemas de ensino deverão, assim, ser adaptados, de modo a que um maior número de jovens se interesse pelas ciências para assim aumentar o número de jovens que optam por um carreira científica ou tecnológica (CE, 2010). (...)pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUA Editorapt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação em ciênciaspt
dc.subjectEducação formalpt
dc.subjectEducação não formalpt
dc.subjectCentros pedagógicospt
dc.subjectAvaliação da qualidadept
dc.titlePerspetiva integrada de educação em ciências: da teoria à práticapt
dc.typebook-
dc.peerreviewedyespt
degois.publication.locationAveiropt
ua.pagination122pt
dc.relation.publisherversionhttp://cms.ua.pt/editora/pt
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