Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/15283
Title: | Gestão curricular da língua cabo-verdiana : sua integração nos curricula |
Author: | Mendonça, Maria Norberta Varela Pires |
Advisor: | Ançã, Maria Helena Roldão, Maria do Céu Neves |
Keywords: | Gestão curricular Desenvolvimento dos currículos Planeamento dos currículos |
Defense Date: | 2005 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Com esta investigação pretendemos analisar as perspectivas e opiniões dos
professores de Portugugs, relativamente A questáo da Gestão Curricular da
Língua Cabo-vediana e sua integração nos curficula. O trabalho divide-se em
duas partes, sendo a primeira parte abrangendo a coniextualizaç~od o
problema e objecto de estudo, e o enquadramento tebrico, com base nos
suportes te6ricos de referência e a segunda parte abarca a enquadramento
metodológico de um estudo prospectivo, concretizado através da realização de
um inquérito por questionário aplicado a uma amostra dos professores de
Português de Cabo Verde.
Na primeira parte do trabalho, para além do conceito de curriculo. que foi
largamente descrito a nível teórico, o estudo centra-se no conceito de gesfão
cvrricular da Ccv e as suas inter-relaçáes com os conceitos de adequaçio,
diferenciação e integra@ curricuiares, a luz das novas tendemias
curriculares e de inovação educativa. Um outro ponto que tem merecido
destaque, nesta primeira parte diz respeito aos conceitos de crioulo e pidgin e
a formação do Ccv e a sua conversão em Ccv. Assim, atribuímos A política
linguística ai legiiimaçào da criação de estruturas e meios indispensáveis para
a afirmação e valorizaç8a da Lcv e sua integração nos curricula.
A concepção da nossa investigação situa-se dentro do paradigma
construtívista, conforme definido por Guba & Lincoln (19941, que permite a
compreensão da realidade sob a forma de construções mentais e sociais,
baseadas na interpretação e analise de conteúdo de dados obtidos junto dos
sujeitos, Para a abordagem metodológica utilizada nesta pesquisa utilizou-se o
inquérito por question8rio1 com recurso ao método quantitativdqualitativo, visto
que se trata de um estudo descritivolinterpretativo de natureza exploratória,
que se preocupa mais com o processo do que com os prdutos.
A síntese dos resultados demonstra que os professores têm a noção dos
conceitos de currículo e de gestão curricular, embora haja algumas
divergências na conceptualização dos mesmos. No tocante à Lcv, é clara a
ansiedade que os professores deixam transparecer de ver a sua Ilngua
materna valorizada, no sentido da sua ascensão A língua oficial em paridade
com a Lp. Assim, advoga-se a criação de estruturas e de gestão de meios
materiais a humanos para a oficialiração da Lcv e sua integração nos çurricula
escolares. With this inquiry we intend to analyse the perspectives and opinions of the professors of Portuguese, related to Curricular Managernent of Cape Verdean Language and its integration on the curricula. This study is divided into two paizs, which the f irst part encloses the contextuaiisation of the problem nnd object of study, and its theoretical frarning, on ihe basis of the theoretical frame of reference, and the second part holds the methodological frarning, a prospective study, made through an inquiry by questionnaire applied to a representative sample of professors of Portuguese. Beyond the concept of curriculum, which was wide described in a theoretical levei, the first part of this study centers on a concept of curricular management of the Cape Verdean Language and its inter-relations with the mncepts of adequacy, curricular differentration and integration, in light the of new measures oli educative innovation. Another aspect that deserves prominence is the Creole and pidgin concepts and the formation of Ccv and its conversion into Cape Verdean Language. f huç, we aíiribute the linguistic policy the indispensable legitimation of the creation of structures and ways for the affirmation and waluation of the Cape Verdean Language and its integration in curricula. The conception of our enqliiry is placed on a construtivist paradigm, as defined by Guba & Lincoln (1 994), which allows the understanding of reality under mental and social constructions, based on interpretation and content analysis.The methodological steps used in this research is the inquiry by queçtionnaire, as well as lhe quantitylquality method. since it is about a descriptbelinterpretative study o! exploratoty nature, where its main concern is the process and no4 the products. The synthesis of the results demonstrates that professors know the concepts of curriculum and curricular management, although there are some divergentes from the conceptualiçation of thern. What Cape Verdean Language concerns, it is evident the anxiety that professors show to see their mother tongua valued towards its ascensien as a official language in parity to Portuguese Language. Hence, it is advcicated the creafion of structures and the management of material and human rneans in order to make Cape Verdean Language official and its integration in schmling curricula. |
Description: | Mestrado em Gestão Curricular |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/15283 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.