Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/15245
Title: O poder do universo artístico de Paula Rego
Author: Vásquez Manzano, Maria del Mar
Advisor: Oliveira, Rosa Maria Pinho de
Keywords: Rego, Paula
Crítica de arte
Artes visuais
Teoria da arte
Defense Date: 2008
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Esta investigação, no âmbito da análise das obras da artista portuguesa Paula Rego, foi motivada pela possibilidade de desenvolver uma metodologia de estudos que pudesse abarcar tanto as qualidades estéticas e temáticas das obras quanto os elementos subjacentes ao contexto de origem da produção artística da artista. Partindo-se do pressuposto que a arte cria e ocupa um amplo campo de atuação e interação social a partir da produção, circulação, difusão, percepção e consumo das obras, ela também possui um discurso próprio a respeito de seu meio, baseado no seu tempo e espaço de atuação. Portanto, torna-se premente alinhar-se a um referencial teórico e prático que nos forneçam os subsídios necessários para pensar a produção artística da artista como um todo, devidamente inter-relacionada com o seu entorno sócio-histórico. Pressupõe-se que o método que fundamenta a interdisciplinaridade e o referencial teórico que consolida o pensamento dialético atende essa exigência. Dessa forma, procuramos abordar uma grande parte da vasta produção da artista até este momento, tencionando relacionar as diferentes fases artísticas de seu trabalho, respectivamente com o contexto de sua produção. A partir dessa configuração, dividimos e analisamos a sua produção artística em três módulos principais que se relacionam entre si: a. a vertente que abarca a temática das obras e as relações subjacentes ao contexto sócio-histórico e artístico-cultural do período em questão; b. a vertente formal, nos quais os elementos visuais que configuram as obras são interconectados à vertente temática e, concomitantemente, ao desenvolvimento da sua identidade artística em função dos meios utilizados, da organização espacial dos suportes, devidamente inter-relacionados ao contexto de produção; c. e, por fim, o desenvolvimento da vertente metodológica, que tencionou promover as devidas conexões com as demais vertentes, com vistas a obter uma compreensão mais coesa e mais profunda acerca da produção artística de Paula Rego. Como corolário, debruçamo-nos sobre aproximadamente cinco décadas de produção ininterrupta da artista, de forma que a metodologia aqui proposta e aplicada se mostrou adequada para atender os objetivos desta pesquisa.
This study on the work of the Portuguese artist Paula Rego was motivated by the possibility of developing a methodology capable of comprehending the aesthetic and thematic qualities of her works, as well as their context of production. Taking for granted that art creates and occupies a wide field of activity and social interaction, from the production, circulation, distribution, perception, and consumption of works, it also has a speech of its own in terms of context, based on its time and area of expertise. So it is urgent align itself with a theoretical and practical reference able to provide the subsidies necessary to think the artistic production of the artist as a whole, properly inter-related with its socio-historical environment. It is assumed that the method that founded the interdisciplinary and theoretical reference that consolidates dialectical thinking meets this requirement. In this way, we address a large part of the vast production of the artist until now, intends relate different stages of his artistic work, respectively with the context of their production. Taking this configuration into account, we have divided and analyzed her artistic production in three main interrelated aspects: a. an aspect that comprehends her works’ themes and power relations underlying the social, historical, artistic and cultural context of the time; b. a formal aspect, in which the visual elements of her works are connected to the thematic aspect and concomitantly to the development of her artistic identity in relation to the media used and the spatial organization of artistic support materials, all properly related to the context of production; c. and, finally, the development of a methodological aspect, which was intended to promote due connections with the previous aspects in order to obtain a more coherent and profound understanding about Paula Rego’s artistic production. As a corollary, we have examined almost five decades of Paula Rego’s continuous artistic production, so that the methodology here exposed and applied could prove to be adequate to attain the aims of this study.
Description: Doutoramento em Estudos de Arte
URI: http://hdl.handle.net/10773/15245
Appears in Collections:DeCA - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese.pdf30.38 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.