Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/15173
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ventura, Alexandre | pt |
dc.contributor.author | Parente, Sara Alexandra Pinhal Barros | pt |
dc.date.accessioned | 2016-02-12T17:41:07Z | - |
dc.date.available | 2016-02-12T17:41:07Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/15173 | - |
dc.description | Mestrado em Ciências da Educação - Administração e Políticas Educativas | pt |
dc.description.abstract | Este trabalho consiste num estudo de caso sobre impacto de um programa, tendo como referencial teórico a literatura já existente sobre avaliação, impacto e o papel da Inspeção na garantia da qualidade do ensino pré-escolar. O estudo foca o impacto do Programa de Acompanhamento da IGEC, na melhoria institucional, através de um estudo de caso numa IPSS. Num primeiro momento, apresenta-se o enquadramento teórico, constituído pela abordagem dos conceitos de avaliação e impacto, procurando estabelecer relações entre impacto e melhoria. Num segundo momento, procede-se à descrição do estudo de caso, apresenta-se os resultados da análise de documentos da instituição e exploração das entrevistas realizadas aos informantes-chave. Na análise dos resultados, verifica-se que as conclusões resultantes da ação inspetiva desenvolvida ao abrigo do Programa de Acompanhamento na instituição em estudo contribuíram para melhorias institucionais e profissionais. Salienta-se, ainda, um impacto positivo no empenho da instituição e dos seus profissionais para melhorias contínuas da oferta educativa. | pt |
dc.description.abstract | This paper presents a case study about impact of a program, based on a revision of existing literature on evaluation, impact and the role of inspection in quality assurance of pre-school education. This study focuses the impact of the Accompaniment Program on institutional improvement through a case study developed in a private institution. At first there is the theoretical framework, formed by the approach of the concepts of evaluation and impact, seeking to establish relationships between impact and improvement. At second there is the description of the case study, the presentation of the results produced by the analysis of the institutional documents and the interviews of the key informants. In the results analysis, it appears that the conclusions of the inspective action developed under the Accompaniment Program in the studied institution have contributed to an institutional and professional improvement. It should also be noted a positive impact on the commitment of the institution and its professionals to continuous improvement of educational provision. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Universidade de Aveiro | pt |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Ciências da educação | pt |
dc.subject | Política educativa | pt |
dc.subject | Educação pré-escolar | pt |
dc.subject | Solidariedade social | pt |
dc.subject | Avaliação do desempenho | pt |
dc.subject | Instituições sociais | pt |
dc.subject.other | Acompanhamento | pt |
dc.subject.other | Impacto | pt |
dc.subject.other | Avaliação | pt |
dc.subject.other | Melhoria | pt |
dc.subject.other | Inspeção | pt |
dc.subject.other | Jardim de Infância | pt |
dc.title | Impacto da atividade de acompanhamento da IGEC na melhoria de uma IPSS | pt |
dc.type | masterThesis | pt |
thesis.degree.level | mestrado | pt |
thesis.degree.grantor | Universidade de Aveiro | pt |
dc.identifier.tid | 201592770 | - |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Impacto da atividade de acompanhamento da IGEC na melhoria de uma IPSS.pdf | 9.73 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.