Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/15173
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorVentura, Alexandrept
dc.contributor.authorParente, Sara Alexandra Pinhal Barrospt
dc.date.accessioned2016-02-12T17:41:07Z-
dc.date.available2016-02-12T17:41:07Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/15173-
dc.descriptionMestrado em Ciências da Educação - Administração e Políticas Educativaspt
dc.description.abstractEste trabalho consiste num estudo de caso sobre impacto de um programa, tendo como referencial teórico a literatura já existente sobre avaliação, impacto e o papel da Inspeção na garantia da qualidade do ensino pré-escolar. O estudo foca o impacto do Programa de Acompanhamento da IGEC, na melhoria institucional, através de um estudo de caso numa IPSS. Num primeiro momento, apresenta-se o enquadramento teórico, constituído pela abordagem dos conceitos de avaliação e impacto, procurando estabelecer relações entre impacto e melhoria. Num segundo momento, procede-se à descrição do estudo de caso, apresenta-se os resultados da análise de documentos da instituição e exploração das entrevistas realizadas aos informantes-chave. Na análise dos resultados, verifica-se que as conclusões resultantes da ação inspetiva desenvolvida ao abrigo do Programa de Acompanhamento na instituição em estudo contribuíram para melhorias institucionais e profissionais. Salienta-se, ainda, um impacto positivo no empenho da instituição e dos seus profissionais para melhorias contínuas da oferta educativa.pt
dc.description.abstractThis paper presents a case study about impact of a program, based on a revision of existing literature on evaluation, impact and the role of inspection in quality assurance of pre-school education. This study focuses the impact of the Accompaniment Program on institutional improvement through a case study developed in a private institution. At first there is the theoretical framework, formed by the approach of the concepts of evaluation and impact, seeking to establish relationships between impact and improvement. At second there is the description of the case study, the presentation of the results produced by the analysis of the institutional documents and the interviews of the key informants. In the results analysis, it appears that the conclusions of the inspective action developed under the Accompaniment Program in the studied institution have contributed to an institutional and professional improvement. It should also be noted a positive impact on the commitment of the institution and its professionals to continuous improvement of educational provision.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCiências da educaçãopt
dc.subjectPolítica educativapt
dc.subjectEducação pré-escolarpt
dc.subjectSolidariedade socialpt
dc.subjectAvaliação do desempenhopt
dc.subjectInstituições sociaispt
dc.subject.otherAcompanhamentopt
dc.subject.otherImpactopt
dc.subject.otherAvaliaçãopt
dc.subject.otherMelhoriapt
dc.subject.otherInspeçãopt
dc.subject.otherJardim de Infânciapt
dc.titleImpacto da atividade de acompanhamento da IGEC na melhoria de uma IPSSpt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201592770-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Impacto da atividade de acompanhamento da IGEC na melhoria de uma IPSS.pdf9.73 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.