Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/15173
Título: | Impacto da atividade de acompanhamento da IGEC na melhoria de uma IPSS |
Autor: | Parente, Sara Alexandra Pinhal Barros |
Orientador: | Ventura, Alexandre |
Palavras-chave: | Ciências da educação Política educativa Educação pré-escolar Solidariedade social Avaliação do desempenho Instituições sociais |
Data de Defesa: | 2015 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | Este trabalho consiste num estudo de caso sobre impacto de um programa, tendo como referencial teórico a literatura já existente sobre avaliação, impacto e o papel da Inspeção na garantia da qualidade do ensino pré-escolar.
O estudo foca o impacto do Programa de Acompanhamento da IGEC, na melhoria institucional, através de um estudo de caso numa IPSS.
Num primeiro momento, apresenta-se o enquadramento teórico, constituído pela abordagem dos conceitos de avaliação e impacto, procurando estabelecer relações entre impacto e melhoria.
Num segundo momento, procede-se à descrição do estudo de caso, apresenta-se os resultados da análise de documentos da instituição e exploração das entrevistas realizadas aos informantes-chave.
Na análise dos resultados, verifica-se que as conclusões resultantes da ação inspetiva desenvolvida ao abrigo do Programa de Acompanhamento na instituição em estudo contribuíram para melhorias institucionais e profissionais. Salienta-se, ainda, um impacto positivo no empenho da instituição e dos seus profissionais para melhorias contínuas da oferta educativa. This paper presents a case study about impact of a program, based on a revision of existing literature on evaluation, impact and the role of inspection in quality assurance of pre-school education. This study focuses the impact of the Accompaniment Program on institutional improvement through a case study developed in a private institution. At first there is the theoretical framework, formed by the approach of the concepts of evaluation and impact, seeking to establish relationships between impact and improvement. At second there is the description of the case study, the presentation of the results produced by the analysis of the institutional documents and the interviews of the key informants. In the results analysis, it appears that the conclusions of the inspective action developed under the Accompaniment Program in the studied institution have contributed to an institutional and professional improvement. It should also be noted a positive impact on the commitment of the institution and its professionals to continuous improvement of educational provision. |
Descrição: | Mestrado em Ciências da Educação - Administração e Políticas Educativas |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/15173 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Impacto da atividade de acompanhamento da IGEC na melhoria de uma IPSS.pdf | 9.73 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.