Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/14985
Title: Flipped classroom em aulas práticas experimentais de biologia e geologia
Author: Costa, Natália Marisa Senra da
Advisor: Bettencourt, Teresa
Keywords: Ensino das ciências
Aulas práticas
Trabalho colaborativo
Estratégias da aprendizagem
Motivação dos alunos
Tecnologia da informação
Flipped classroom
Defense Date: 2014
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente trabalho teve por finalidade analisar de que modo a abordagem Flipped Classroom pode contribuir para a aprendizagem significativa dos alunos em aulas práticas experimentais de Biologia e Geologia. O Flipped Classroom é uma abordagem de ensino na qual os alunos visualizam os vídeos Flipped Classroom fora da sala de aula, como trabalho de casa, permitindo que, no tempo de aula, se realizem exercícios e atividades práticas, com base no que aprenderam através dos vídeos Flipped Classroom visualizados. Desenvolveu-se um estudo de caso com o objetivo de compreender a opinião dos alunos face ao uso da abordagem Flipped Classroom em aulas práticas experimentais e de fazer um levantamento das potencialidades e limitações desta, numa turma do 11ª ano numa escola secundária do distrito de Aveiro. O estudo permitiu verificar a aplicabilidade da abordagem Flipped Classroom nas aulas práticas experimentais de Biologia e Geologia. Apesar de alguma resistência inicial à abordagem , são significativas as conclusões e bastante positivos os resultados: - Os vídeos Flipped Classroom foram vistos como uma mais-valia na aprendizagem, pois verificou-se um incremento do sentido de responsabilidade e autonomia nos alunos ao longo do processo. - A gestão de tempo em sala de aula alterou-se, registando-se mais oportunidades para a concretização de atividades colaborativas, permitindo, ao mesmo tempo, o cumprimento do programa. - O papel do professor mudou, tornando-se mais coordenador e facilitador da aprendizagem, na medida em que tem mais tempo para desenvolver atividades com os alunos, o que implica uma reestruturação do tempo de aula e consequente preparação de estratégias diversificadas.
The aim of this study is to analyse how the Flipped Classroom approach can contribute to meaningful learning practices of students in Biology and Geology’s experimental classes . The Flipped Classroom is a teaching approach in which students visualise Flipped Classroom videos outside the classroom, working from home, in order to save time in classes to do practical exercises and activities, based on what they have learnt through the visualised Flipped Classroom videos. A case study was developed in a 11th grade class in a secondary school of Aveiro, whose aim was to know the students’ opinion on the use of the Flipped Classroom approach in experimental practical lessons as well as assess its potential and limitations. The study allowed us to check the applicability of the Flipped Classroom approach in experimental practical lessons in Biology and Geology. In spite of some resistence to this approach in the beginning, the results were very positive: - The Flipped Classroom videos proved to be of significant value in the students’ learning, giving them responsibility and autonomy during the process; - There was a change in the classroom time management as there were more opportunities to do other collaborative activities and at the same time the programm was accomplished; - The teacher's role has changed, he is now a coordinator and a facilitator of the students’ learning, having more time to develop different activities and new strategies with them.
Description: Mestrado em Ensino da Biologia e Geologia do 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10773/14985
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese.pdf1.19 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.