Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/14866
Title: Saber escutar, saber incluir o cidadão com deficiência: uma investigação participativa
Author: Pinto, Célia Jesus Santos Rodrigues
Advisor: Gonçalves, Manuela
Keywords: Ciências da educação
Inclusão social
Educação especial
Integração escolar
Necessidades educativas especiais
Defense Date: Jan-2015
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente trabalho consiste no relatório final de investigação participativa que desenvolvemos tendo como ponto de partida uma preocupação que vivenciamos diariamente, ou seja, a exploração do preconceito diretamente relacionado com as pessoas com deficiência. Sustentado na revisão bibliográfica, o primeiro capítulo focar-se-á na construção social da deficiência e do estigma, mostrando ainda a evolução do modelo de eliminação para o modelo de inclusão da deficiência. Analisa-se, ainda, a importância da escola inclusiva. Tendo como contexto uma IPSS onde trabalhamos, este projeto envolveu quatro participantes que frequentam cursos profissionais e são portadoras de deficiência. Utilizando a investigação-participativa como metodologia, a entrevista e as conversas informais como técnicas de investigação, procurámos construir conhecimento sobre a mudança da realidade através de um processo de reflexão das participantes sobre as suas próprias vidas, a expressão das suas necessidades com o intuito de gerar e reconhecer forças no coletivo e de explorar novos caminhos para a mudança no estatuto social destas mulheres. De todo este processo será dado conta no trabalho que aqui se apresenta.
This work constitutes the final participatory research report of the project we developed having as a starting point a concern which we observe currently, in other words, the analysis of a prejudice directly connected to disabled people. Sustained on literature review, the first chapter will focus on the social construction of disability and stigma and show how it has evolved from an elimination to an inclusion model. It will, also, be analyzed the importance of an inclusive school for all students. Having as a context an IPSS, place where we work, this project involved four disable participants that attend professional courses. Using the participatory research as methodology and the interview and the informal talking as techniques, we sought to enable acquaintance about their reality and how to transform it through the expression of their needs, aiming the creation and the recognition of collective strength and exploiting new paths to the change of their social status. This whole process will be accounted in the work presented here.
Description: Mestrado em Ciências da Educação - Educação Social e Intervenção Comunitária
URI: http://hdl.handle.net/10773/14866
Appears in Collections:DEP - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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