Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/14757
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBessa, José Pedro Barbosa Gonçalves dept
dc.contributor.authorSenos, Ricardo Jorge Grilo Marquespt
dc.date.accessioned2015-10-21T15:21:31Z-
dc.date.available2015-10-21T15:21:31Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/14757-
dc.descriptionMestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundáriopt
dc.description.abstractA evolução das sociedades contemporâneas, na qual a comunicação visual tem papel de destaque através dos mais variados aparatos tecnológicos, criou um novo e complexo contexto de informação e uma consequente necessidade de descodificação e interpretação dessa mesma realidade. Neste sentido, considerando a escola como uma das organizações de maior relevância na transmissão de saberes, este estudo pretende alertar para a importância da Educação Visual, partindo das concepções relativas à literacia visual, condição imprescindível ao desenvolvimento das futuras gerações. O relatório tem por base um caso prático, formalizado numa unidade de trabalho implementada numa turma do 8ºano de escolaridade da Escola Secundária João Carlos Celestino Gomes, em Ílhavo, e que implica o desenvolvimento de uma marca e respetivo logótipo, com o objetivo de reforçar o papel da literacia visual, decisiva para a construção de cultura visual nos jovens alunos. A pesquisa demonstra a imprescindibilidade dessas mesmas competências, enquanto ferramenta pedagógica, integradora de vários saberes, capaz de despertar vontades mais autónomas, críticas e empreendedoras enquanto assistimos às metamorfoses vertiginosas da contemporaneidade.pt
dc.description.abstractThe evolution of contemporary societies, where visual communication plays a prominent role through various technological devices, has created a new and complex information context, and a consequent need for decoding and interpretation of that reality. In this sense, considering the School as one of the most significant organizations in the transmission of knowledge, this study aims to draw attention to the importance of Visual Education, based on the conceptions related to visual literacy, an essential condition to the development of future generations. The report is based on a practical case, formalized in a work unit implemented in a 8th grade class at Secondary School João Carlos Celestino Gomes, in Ílhavo, which leads to the development of a brand and respective logo with the aim of strengthening the role of visual literacy, decisive for building a visual culture in young students. The research shows the absolute need of these same skills, while educational tool, integrating multiple knowledges and capable of awakening more autonomous, critical and entrepreneurial wills, while we watch the vertiginous metamorphoses of contemporaneity.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação visualpt
dc.subjectArtes visuaispt
dc.subjectEducação artísticapt
dc.subjectLiteraciapt
dc.subjectComunicação visualpt
dc.subjectTecnologia da educaçãopt
dc.subjectCultura visualpt
dc.subject.otherEducação Visualpt
dc.subject.otherCultura Visualpt
dc.subject.otherLiteracia Visualpt
dc.subject.otherImagenspt
dc.subject.otherContemporaneidadept
dc.titleRepensar a educação visual, falando de contemporaneidade: o propósito da literacia visualpt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201590867-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UA - RELATÓRIO FINAL 2014 - Ricardo Senos.pdf7.73 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.