Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/14757
Título: Repensar a educação visual, falando de contemporaneidade: o propósito da literacia visual
Autor: Senos, Ricardo Jorge Grilo Marques
Orientador: Bessa, José Pedro Barbosa Gonçalves de
Palavras-chave: Educação visual
Artes visuais
Educação artística
Literacia
Comunicação visual
Tecnologia da educação
Cultura visual
Data de Defesa: 2014
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: A evolução das sociedades contemporâneas, na qual a comunicação visual tem papel de destaque através dos mais variados aparatos tecnológicos, criou um novo e complexo contexto de informação e uma consequente necessidade de descodificação e interpretação dessa mesma realidade. Neste sentido, considerando a escola como uma das organizações de maior relevância na transmissão de saberes, este estudo pretende alertar para a importância da Educação Visual, partindo das concepções relativas à literacia visual, condição imprescindível ao desenvolvimento das futuras gerações. O relatório tem por base um caso prático, formalizado numa unidade de trabalho implementada numa turma do 8ºano de escolaridade da Escola Secundária João Carlos Celestino Gomes, em Ílhavo, e que implica o desenvolvimento de uma marca e respetivo logótipo, com o objetivo de reforçar o papel da literacia visual, decisiva para a construção de cultura visual nos jovens alunos. A pesquisa demonstra a imprescindibilidade dessas mesmas competências, enquanto ferramenta pedagógica, integradora de vários saberes, capaz de despertar vontades mais autónomas, críticas e empreendedoras enquanto assistimos às metamorfoses vertiginosas da contemporaneidade.
The evolution of contemporary societies, where visual communication plays a prominent role through various technological devices, has created a new and complex information context, and a consequent need for decoding and interpretation of that reality. In this sense, considering the School as one of the most significant organizations in the transmission of knowledge, this study aims to draw attention to the importance of Visual Education, based on the conceptions related to visual literacy, an essential condition to the development of future generations. The report is based on a practical case, formalized in a work unit implemented in a 8th grade class at Secondary School João Carlos Celestino Gomes, in Ílhavo, which leads to the development of a brand and respective logo with the aim of strengthening the role of visual literacy, decisive for building a visual culture in young students. The research shows the absolute need of these same skills, while educational tool, integrating multiple knowledges and capable of awakening more autonomous, critical and entrepreneurial wills, while we watch the vertiginous metamorphoses of contemporaneity.
Descrição: Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10773/14757
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
UA - RELATÓRIO FINAL 2014 - Ricardo Senos.pdf7.73 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.