Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/14742
Title: Apoiando uma criança em dificuldades, no jardim de infância
Author: Dias, Ana Carolina dos Santos
Advisor: Portugal, Gabriela
Keywords: Educação pré-escolar
Auto-estima
Desenvolvimento das crianças
Perturbações emocionais
Educadores de infância
Integração escolar
Defense Date: 2014
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente trabalho insere-se no âmbito da Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário de Investigação Educacional, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade de Aveiro, e apresenta um estudo de caso em que se procurou compreender e apoiar uma criança de 4 anos que suscitava preocupação. Os seus comportamentos, a sua baixa autoestima e dificuldades sociais, bem como os seus níveis de bem-estar e de implicação, interpelavam as nossas práticas e atitudes. Apesar de o foco da atenção ser uma criança em particular, ao longo de todo o processo, não deixámos de ter em consideração todo o grupo de crianças, quer ao nível da nossa reflexão, quer ao nível da nossa intervenção, assumindo que propostas de qualidade para todo o grupo beneficiavam igualmente a criança em estudo e vice-versa. Conhecer e compreender o contexto e o vivido desta criança para melhor atuar junto dela foi, assim, o principal objetivo deste estudo. Neste relatório de estágio pretende-se dar a conhecer a criança, o contexto e as nossas iniciativas com vista a melhor perceber e responder às necessidades da criança, bem como a reflexão produzida à volta deste caso. Resumidamente, as nossas iniciativas de apoio à criança caracterizaram-se pela adoção de uma atitude positiva que funcionasse como referência comportamental, pela permanente preocupação em reforçar positivamente os comportamentos adequados da criança e pela realização de atividades visando a promoção da autoestima da mesma. Pode-se concluir, globalmente, que a nossa criança “estudo de caso” registou progressos, sobretudo no decurso dos momentos de acompanhamento individualizado, com acréscimo dos níveis de implicação, e no seguimento das iniciativas e atividades de promoção de autoestima, parecendo evidenciar um estado de bem-estar mais claro, dado o apoio e reforços positivos oferecidos. Não obstante, reconhece-se o caráter frágil em termos de resultados, cuja consolidação poderia ser mais evidente pela continuidade de práticas promotoras de autoestima. A criança necessitaria de experienciar de forma mais continuada o sentido de competência, experienciando atividades de sucesso e conquistando a segurança necessária para ultrapassar os seus receios.
The current study falls within the scope of Supervised Teaching Practice and the Seminar in Educational Research for the Masters Course in Preschool Education and Teaching for the 1st Cycle of basic education, at the University of Aveiro, and presents a case study in which we sought to understand and support a 4 year old who has raised concern. Her behaviour, low self-esteem and social difficulties, as well as her levels of well-being and involvement forced us to question our practices and attitudes. Whilst the focus of attention was towards one child in particular, throughout this process we endeavoured to avoid neglecting and taking into account the whole group of children, both in terms of our thinking, in terms of our intervention and assuming that quality proposals for the whole group would also benefit the child in question for this study and vice - versa. Therefore, knowing and understanding the context in which this child lives was the aim of this study. In this internship report the intention was to inform about the child, the context and our initiatives to better understand and respond to the needs of the child as well as the resulting reflection which emerged from this case. Briefly outlined, our initiatives for supporting this child were characterized by the adoption of a positive attitude to serve as a behavioural reference, providing continuous concern in order to positively reinforce appropriate behaviour for the child and carry out activities aimed at promoting self-esteem for the child in question. It can be concluded, overall, that our "case study" child has made progress, especially during times of individualized monitoring , with increased levels of involvement , and in the follow-up of initiatives and activities to promote self-esteem and appeared to exhibit a clearer state of well-being, given the support and positive reinforcement which was provided. Nevertheless, we recognize the fragile nature of the results, whose consolidation could be more evident by the continued practice of promoting self-esteem. The child will need to experience a more continuous sense of competence, by experiencing activities with success and gaining the security needed to overcome her fears.
Description: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/14742
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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