Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/14709
Title: Diversidade linguística, emergência da escrita na educação pré-escolar
Author: Fernandes, Susana Catarina Lopes
Advisor: Andrade, Isabel
Keywords: Educação pré-escolar
Diversidade linguística
Atividades de aprendizagem
Aprendizagem da escrita
Desenvolvimento da linguagem
Desenvolvimento das crianças
Defense Date: 2014
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente Relatório tem como objetivo principal compreender de que forma atividades ligadas à diversidade linguística, através dos gestos de escrita em diferentes sistemas, favorecem a compreensão do princípio alfabético, em crianças em idade pré-escolar. Para tal desenvolveu-se um projeto de intervenção didática, com a duração de 6 sessões, implementado com um grupo de crianças de jardim-de-infância. Através das atividades desenvolvidas, onde se incluiu a diversidade linguística foram desenvolvidas competências ao nível da consciência linguística e da consciência fonológica. Trata este relatório de um estudo tipo investigação-ação, sendo que os métodos e instrumentos de recolha de dados utilizados foram a observação participante, a video e a audiogravação, fotografias, grelhas de registo e desenhos. Os dados foram analisados por categorias e subcategorias adequadas aos objetivos pretendidos, tendo sido as principais categorias, a implicação e a descoberta da relação oral e escrita. Os resultados obtidos permitem concluir que atividades de sensibilização à diversidade linguística, orientadas para a manipulação de diferentes sistemas de escrita contribuem para o desenvolvimento da compreensão do princípio alfabético e para a valorização da diversidade em contextos educativos.
This report aims to understand how activities related to linguistic diversity, through gestures in different writing systems, favor the understanding of the alphabetic principle, in children of preschool age. To this end it has developed a draft didactic intervention, lasting 6 sessions, implemented with a group of children garden for children. Through the activities developed, which covered linguistic diversity skills in the language awareness and phonological awareness were developed. Comes this report of a study type action inquiry, and the methods and tools used for data collection were participant observation, video and audiogravação, photographs, drawings and register grilles. Data were analyzed by categories and subcategories appropriate to the intended objectives, and were the main categories, the implication and the discovery of the relationship between oral and written. The results indicate that awareness of linguistic diversity activities, geared for handling different writing systems contribute to the development of understanding of the alphabetic principle and valuing diversity in educational contexts.
Description: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/14709
Appears in Collections:DEP - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese.pdf6 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.