Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/14709
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAndrade, Isabelpt
dc.contributor.authorFernandes, Susana Catarina Lopespt
dc.date.accessioned2015-09-23T10:38:45Z-
dc.date.available2015-09-23T10:38:45Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/14709-
dc.descriptionMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básicopt
dc.description.abstractO presente Relatório tem como objetivo principal compreender de que forma atividades ligadas à diversidade linguística, através dos gestos de escrita em diferentes sistemas, favorecem a compreensão do princípio alfabético, em crianças em idade pré-escolar. Para tal desenvolveu-se um projeto de intervenção didática, com a duração de 6 sessões, implementado com um grupo de crianças de jardim-de-infância. Através das atividades desenvolvidas, onde se incluiu a diversidade linguística foram desenvolvidas competências ao nível da consciência linguística e da consciência fonológica. Trata este relatório de um estudo tipo investigação-ação, sendo que os métodos e instrumentos de recolha de dados utilizados foram a observação participante, a video e a audiogravação, fotografias, grelhas de registo e desenhos. Os dados foram analisados por categorias e subcategorias adequadas aos objetivos pretendidos, tendo sido as principais categorias, a implicação e a descoberta da relação oral e escrita. Os resultados obtidos permitem concluir que atividades de sensibilização à diversidade linguística, orientadas para a manipulação de diferentes sistemas de escrita contribuem para o desenvolvimento da compreensão do princípio alfabético e para a valorização da diversidade em contextos educativos.pt
dc.description.abstractThis report aims to understand how activities related to linguistic diversity, through gestures in different writing systems, favor the understanding of the alphabetic principle, in children of preschool age. To this end it has developed a draft didactic intervention, lasting 6 sessions, implemented with a group of children garden for children. Through the activities developed, which covered linguistic diversity skills in the language awareness and phonological awareness were developed. Comes this report of a study type action inquiry, and the methods and tools used for data collection were participant observation, video and audiogravação, photographs, drawings and register grilles. Data were analyzed by categories and subcategories appropriate to the intended objectives, and were the main categories, the implication and the discovery of the relationship between oral and written. The results indicate that awareness of linguistic diversity activities, geared for handling different writing systems contribute to the development of understanding of the alphabetic principle and valuing diversity in educational contexts.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação pré-escolarpt
dc.subjectDiversidade linguísticapt
dc.subjectAtividades de aprendizagempt
dc.subjectAprendizagem da escritapt
dc.subjectDesenvolvimento da linguagempt
dc.subjectDesenvolvimento das criançaspt
dc.subject.otherSistemas de escritapt
dc.subject.otherSistema alfabéticopt
dc.subject.otherEmergência da escrita, diversidade linguísticapt
dc.subject.otherDiversidade linguísticapt
dc.titleDiversidade linguística, emergência da escrita na educação pré-escolarpt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201594722-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese.pdf6 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.