Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/14706
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSá, Cristinapt
dc.contributor.authorCastro, Vânia Daniela Ferreirapt
dc.date.accessioned2015-09-23T10:12:54Z-
dc.date.available2015-09-23T10:12:54Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/14706-
dc.descriptionMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt
dc.description.abstractO presente estudo pretendia promover o desenvolvimento da consciência fonológica em crianças a frequentar a Educação Pré-Escolar (3 a 5 anos) a partir da exploração de lengalengas. Recolhemos dados relativos ao desempenho das crianças em atividades ligadas à identificação de palavras, sílabas e correspondências fonema-grafema. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que as crianças tinham desenvolvido competências em termos do reconhecimento de palavras e da identificação de sílabas e de correspondências fonema-fonema, apesar de revelarem dificuldades. Paralelamente, verificou-se que tinham adquirido vocabulário relacionado com os temas das lengalengas exploradas durante as sessões.pt
dc.description.abstractThis study aimed to develop the phonological awareness in children attending a kindergarten (3-5 year old) through the study of chants. It was focused on tasks involving the recognition of words, the identification of syllables and the correspondence between phonemes and graphemes. We collected data on the performance of the children that took part in this experiment, through the activities included in the didactic intervention. The content analysis of these data revealed that the children had improved their phonological awareness concerning word recognition and the identification of syllables and phoneme-grapheme correspondence, although they had some trouble doing it. We also observed that they had acquired vocabulary concerning the subjects the chants dealt with.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação pré-escolarpt
dc.subjectLinguagem oralpt
dc.subjectDesenvolvimento da linguagempt
dc.subjectLengalengaspt
dc.subjectFonologiapt
dc.subjectEstratégias da aprendizagempt
dc.subject.otherLinguagem Oral e Abordagem à Escritapt
dc.subject.otherConsciência Fonológicapt
dc.subject.otherLengalengapt
dc.subject.otherEducação Pré-Escolarpt
dc.titleLengalengas e consciência fonológica na educação pré-escolarpt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201596776-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese.pdf4.64 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.