Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/14687
Title: Diversidade linguística no ensino da flexão nominal em número no 1º CEB
Author: Fonseca, Sofia Alexandra dos Santos
Advisor: Martins, Filomena Rosinda de Oliveira
Keywords: Diversidade linguística
Ensino básico 1º ciclo
Portfólio
Gramática
Desenvolvimento das crianças
Pluralismo cultural
Defense Date: 2014
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O estudo que levámos a cabo está relacionado com a problemática da sensibilização à diversidade linguística e ensino da gramática no 1ºCEB e teve como objetivo principal compreender de que forma é que a sensibilização à diversidade linguística e cultural pode contribuir para o ensino/aprendizagem da gramática, mais especificamente, da flexão nominal em número. De modo a fazer cumprir os objetivos definidos para o nosso estudo, concebemos e implementámos um projeto de intervenção didática constituído por sete sessões, nas quais abordámos conteúdos programáticos do conhecimento explícito da língua, relativos ao plano morfológico, nomeadamente os processos de flexão nominal em número, de acordo com os documentos de orientação curricular – Programa de Português do Ensino Básico e Metas Curriculares. Para explorarmos os conteúdos gramaticais atrás mencionados procedemos à realização de atividades de sensibilização à diversidade linguística e cultural, apresentando a história “Afinal gosto de ti!”. Com esta história pretendíamos incutir nos alunos atitudes de abertura e respeito perante o outro, a sua cultura e a sua língua. Com marcas de uma investigação-ação, neste estudo estiveram envolvidas as investigadoras, responsáveis pela conceção, implementação e avaliação do projeto de intervenção, e uma turma do primeiro ano de escolaridade, constituída por vinte alunos e pertencente a um Agrupamento de Escolas do Concelho de Ílhavo. Os dados analisados foram recolhidos através de alguns instrumentos e técnicas, tais como: observação, registos audiovisuais e fotográficos, notas de campo, fichas de avaliação individual e ainda portefólios dos alunos. Os resultados obtidos através da análise de conteúdo permitem-nos concluir que a realização de atividades que exploram conteúdos gramaticais e abordam, ao mesmo tempo, a diversidade linguística e cultural são uma mais-valia. Esta abordagem permite-nos ainda, verificar que a articulação destas temáticas colabora no desenvolvimento da consciência linguística e contribui para a promoção de atitudes de respeito e valorização perante a língua e a cultura do outro.
The study that we conducted is related to the issue of awareness of linguistic diversity and teaching grammar in primary school level and aimed to understand how it is that an awareness approach to linguistic and cultural diversity can contribute to the teaching / learning of grammar more specifically the teaching of noun inflection in number. In order to attain the objectives defined for our study, we designed and implemented a project of didactic intervention consisting of seven sessions in which we addressed the syllabus Explicit Knowledge of Language, concerning the morphological level, in particular the processes of noun inflection in number according to the curriculum guidance documents - Portuguese Program of Basic Education and Curricular Goals. To explore the aforesaid grammatical content we carried out activities to raise awareness of linguistic and cultural diversity, presenting the story "I like you after all". With this story we wanted to instill in students attitudes of openness and respect towards each other, their culture and their language. In this study, were involved the researchers responsible for the design, implementation and evaluation of the intervention project, and a first grade class, consisting of twenty students and belongs to the Aveiro Group of Schools. Data were collected through some tools and techniques, such as observation, audiovisual and photographic records, field notes, records of individual assessment and also the portfolios. The results obtained by through content anaysis allow us to conclude that the performance of activities that exploit grammatical content and approach, while awareness of linguistic diversity is an asset for teaching / learning success. This approach allows us also to verify that the articulation of these issues promotes the development of linguistic awareness and contributed to the promotion of attitudes of respect and appreciation towards the language and culture of the other.
Description: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/14687
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese.pdf3.87 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.