Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/14656
Title: Espanhol língua estrangeira em intercompreensão : uma proposta de integração curricular
Author: Ferreira, Fernanda Margarida Martins
Advisor: Araújo e Sá, M. H.
Keywords: Ensino de uma segunda língua
Língua espanhola - Ensino secundário
Língua inglesa - Ensino secundário
Intercompreensão
Plurilinguismo
Desenvolvimento dos currículos
Diversidade linguística
Defense Date: 2014
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente relatório de estágio resulta de um trabalho implementado numa turma do 10.º ano, no Agrupamento de Escolas Martinho Árias – Soure, no ano letivo de 2013/2014, desenvolvido no âmbito do lote 7 (Inserção Curricular da Intercompreensão) do projeto europeu MIRIADI (http://miriadi.net/elgg/miriadi/home). Atendendo às diretrizes provindas das instituições europeias sobre educação em línguas (estrangeiras), as abordagens plurilingues têm vindo a ganhar terreno em Didática das Línguas. Entre estas abordagens, destacamos a intercompreensão, que tem adquirido alguma notoriedade, nomeadamente ao nível investigativo. Contudo, ao nível escolar, tem encontrado alguma relutância à sua circulação. Deste modo, após apresentarmos algumas definições da noção, as suas mais-valias e os entraves que se têm colocado a esta abordagem didática, fazemos uma breve caracterização de alguns projetos em intercompreensão. Partindo desta descrição teórica, elaborámos um projeto com características de investigação-ação, envolvendo o recurso a uma plataforma informática de prática da intercompreensão, a plataforma Galanet (http://galanet.eu/), tendo em vista identificar as possibilidades de integração de um projeto em intercompreensão em aula de Espanhol Língua Estrangeira (ELE). Pretendíamos, ainda, averiguar vantagens e constrangimentos na participação dos alunos numa sessão da plataforma. Para tal, recolhemos dados provenientes de dois inquéritos por questionário distribuídos aos alunos, de fichas de trabalho e de exercícios de expressão escrita realizados em sala de aula, bem como da análise conversacional de mensagens síncronas e assíncronas trocadas durante a referida sessão. A análise dos dados recolhidos, ainda que limitados face ao número de alunos participantes (oito alunos), permitiu-nos concluir que os princípios e objetivos da plataforma Galanet se coadunam com os objetivos propostos pelo currículo de ELE da turma objeto de intervenção. Além disso, os alunos identificaram ganhos com a sua participação, não só ao nível da sua aprendizagem de espanhol, como também ao nível metalinguístico, metacognitivo e sociocultural.
This report results from a work implemented in a 10th grade class, in the Agrupamento de Escolas Martinho Árias -. Soure, in the academic year of 2013/2014, developed under lot 7 (Curricular Integration of Intercomprehension) of the European project MIRIADI (http://miriadi.net/elgg/miriadi/ home). Due to directives issued by European institutions on (foreign) language education, plurilingual approaches have been gaining ground in Language Didactics. Among these approaches, we have highlighted intercomprehension, which has gained some visibility, specially at research level. However, at school level, it is not spreading as expected. Thus, after presenting some definitions of the concept, its benefits and the barriers to the use of this didactic approach, we briefly describe some projects in intercomprehension. From this theoretical description, we have prepared a project with characteristics of action research involving the use of a computer platform to practice intercomprehension, the Galanet platform (http://galanet.eu/), in order to identify possibilities for the integration of an intercomprehension project in Spanish as a Foreign Language (ELE) classes. We wanted to further investigate the advantages and constraints on the students’ participation at a session in the platform. To this end, we have collected data from two questionnaire surveys delivered to the students, worksheets and written exercises carried out in class as well as from the conversational analysis of synchronous and asynchronous messages exchanged during the session mentioned above. The analysis of the collected data, albeit limited due to the number of the participating students (eight students), allowed us to conclude that the principles and objectives of the Galanet platform are compatible with the objectives proposed by the ELE curriculum of the class object of intervention. In addition, the students identified gains in their participation, not only in their learning of Spanish, but also in the metalinguistic, metacognitive and sociocultural levels.
Description: Mestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira (Espanhol) no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10773/14656
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese.pdf15.01 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.