Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/14635
Title: | O ensino-aprendizagem da análise musical através de estratégias de questionamento |
Author: | Miguel, David Pedro Santos |
Advisor: | Carvalho, Sara |
Keywords: | Ensino de música Análise musical Ensino-aprendizagem Estratégias de ensino Teoria da música Composição musical |
Defense Date: | 2015 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O objetivo desta investigação é estudar como o uso de estratégias de
questionamento pode influenciar o ensino-aprendizagem da análise musical. A
raiz exploratória, reflexiva e questionante do processo analítico justifica o
estudo sobre estratégias que permitam ao professor melhorar as competências
de análise dos alunos. Recorremos a uma metodologia assente numa
aprendizagem ativa e colaborativa, em debates na sala de aula, em práticas
reflexivas tanto do professor como do aluno, bem como na classificação
taxonómica, conceção e planificação das questões. A investigação-ação
consistiu num estudo de caso numa turma de Análise e Técnicas de
Composição com sete alunos ao longo de cinco aulas, correspondendo cada
uma a um objetivo específico no desenvolvimento de estratégias de
questionamento. Foram recolhidos dados através da gravação das aulas e de
inquéritos e questionários antes e depois da intervenção. Os resultados
sugerem fortes indícios de que o uso de estratégias de questionamento e
práticas reflexivas pelo professor tem benefícios na aprendizagem dos alunos,
e a centralidade das questões no processo de instrução; sugerem também
aspetos potencialmente negativos relacionados com más competências de
questionamento e com a introdução do método nas estruturas rígidas do
sistema de ensino. As conclusões apontam para a necessidade de aprofundar
o assunto em diferentes ramificações no ensino da música, como a formação
de professores, a avaliação em contextos reflexivos e questionantes, a relação
com a composição e o desenho das questões. The purpose of this investigation is to study how questioning strategies may influence both the teaching and learning in music analysis. The questioning root of the analytical process, along with its exploratory and reflective aspects justifies the study about strategies that enable the teacher to enhance the student’s analysis skills. We used a methodology based on active and collaborative learning, on classroom discussions, on reflective practices used both by teacher and students, and on taxonomic classification, designing and planning of the questions. The action research consisted on a case study with an Analysis and Composition Techniques class of seven students during five lessons, each lesson focusing on a specific goal in the development of questioning strategies. Data was collected by video recording the lessons and through surveys and questionnaires before and after the intervention. The results strongly suggest that the adoption of questioning strategies and reflective practices in teaching brings evident benefits to the students’ learning, and the centrality of the questions on the instruction process; they also suggest potential negative aspects related to bad questioning skills and to the introduction of the method in the rigid school system structure. The findings point to the need of further investigation in different subjects concerning music education, such as teacher training, evaluation in reflective and questioning contexts, the relation with music composition and question design. |
Description: | Mestrado em Ensino de Música |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/14635 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O Ensino-Aprendizagem da Análise Musical através de Estratég.pdf | 11.96 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.