Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/14635
Title: O ensino-aprendizagem da análise musical através de estratégias de questionamento
Author: Miguel, David Pedro Santos
Advisor: Carvalho, Sara
Keywords: Ensino de música
Análise musical
Ensino-aprendizagem
Estratégias de ensino
Teoria da música
Composição musical
Defense Date: 2015
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O objetivo desta investigação é estudar como o uso de estratégias de questionamento pode influenciar o ensino-aprendizagem da análise musical. A raiz exploratória, reflexiva e questionante do processo analítico justifica o estudo sobre estratégias que permitam ao professor melhorar as competências de análise dos alunos. Recorremos a uma metodologia assente numa aprendizagem ativa e colaborativa, em debates na sala de aula, em práticas reflexivas tanto do professor como do aluno, bem como na classificação taxonómica, conceção e planificação das questões. A investigação-ação consistiu num estudo de caso numa turma de Análise e Técnicas de Composição com sete alunos ao longo de cinco aulas, correspondendo cada uma a um objetivo específico no desenvolvimento de estratégias de questionamento. Foram recolhidos dados através da gravação das aulas e de inquéritos e questionários antes e depois da intervenção. Os resultados sugerem fortes indícios de que o uso de estratégias de questionamento e práticas reflexivas pelo professor tem benefícios na aprendizagem dos alunos, e a centralidade das questões no processo de instrução; sugerem também aspetos potencialmente negativos relacionados com más competências de questionamento e com a introdução do método nas estruturas rígidas do sistema de ensino. As conclusões apontam para a necessidade de aprofundar o assunto em diferentes ramificações no ensino da música, como a formação de professores, a avaliação em contextos reflexivos e questionantes, a relação com a composição e o desenho das questões.
The purpose of this investigation is to study how questioning strategies may influence both the teaching and learning in music analysis. The questioning root of the analytical process, along with its exploratory and reflective aspects justifies the study about strategies that enable the teacher to enhance the student’s analysis skills. We used a methodology based on active and collaborative learning, on classroom discussions, on reflective practices used both by teacher and students, and on taxonomic classification, designing and planning of the questions. The action research consisted on a case study with an Analysis and Composition Techniques class of seven students during five lessons, each lesson focusing on a specific goal in the development of questioning strategies. Data was collected by video recording the lessons and through surveys and questionnaires before and after the intervention. The results strongly suggest that the adoption of questioning strategies and reflective practices in teaching brings evident benefits to the students’ learning, and the centrality of the questions on the instruction process; they also suggest potential negative aspects related to bad questioning skills and to the introduction of the method in the rigid school system structure. The findings point to the need of further investigation in different subjects concerning music education, such as teacher training, evaluation in reflective and questioning contexts, the relation with music composition and question design.
Description: Mestrado em Ensino de Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/14635
Appears in Collections:DECA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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