Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/14635
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCarvalho, Sarapt
dc.contributor.authorMiguel, David Pedro Santospt
dc.date.accessioned2015-09-09T11:27:28Z-
dc.date.available2015-09-09T11:27:28Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/14635-
dc.descriptionMestrado em Ensino de Músicapt
dc.description.abstractO objetivo desta investigação é estudar como o uso de estratégias de questionamento pode influenciar o ensino-aprendizagem da análise musical. A raiz exploratória, reflexiva e questionante do processo analítico justifica o estudo sobre estratégias que permitam ao professor melhorar as competências de análise dos alunos. Recorremos a uma metodologia assente numa aprendizagem ativa e colaborativa, em debates na sala de aula, em práticas reflexivas tanto do professor como do aluno, bem como na classificação taxonómica, conceção e planificação das questões. A investigação-ação consistiu num estudo de caso numa turma de Análise e Técnicas de Composição com sete alunos ao longo de cinco aulas, correspondendo cada uma a um objetivo específico no desenvolvimento de estratégias de questionamento. Foram recolhidos dados através da gravação das aulas e de inquéritos e questionários antes e depois da intervenção. Os resultados sugerem fortes indícios de que o uso de estratégias de questionamento e práticas reflexivas pelo professor tem benefícios na aprendizagem dos alunos, e a centralidade das questões no processo de instrução; sugerem também aspetos potencialmente negativos relacionados com más competências de questionamento e com a introdução do método nas estruturas rígidas do sistema de ensino. As conclusões apontam para a necessidade de aprofundar o assunto em diferentes ramificações no ensino da música, como a formação de professores, a avaliação em contextos reflexivos e questionantes, a relação com a composição e o desenho das questões.pt
dc.description.abstractThe purpose of this investigation is to study how questioning strategies may influence both the teaching and learning in music analysis. The questioning root of the analytical process, along with its exploratory and reflective aspects justifies the study about strategies that enable the teacher to enhance the student’s analysis skills. We used a methodology based on active and collaborative learning, on classroom discussions, on reflective practices used both by teacher and students, and on taxonomic classification, designing and planning of the questions. The action research consisted on a case study with an Analysis and Composition Techniques class of seven students during five lessons, each lesson focusing on a specific goal in the development of questioning strategies. Data was collected by video recording the lessons and through surveys and questionnaires before and after the intervention. The results strongly suggest that the adoption of questioning strategies and reflective practices in teaching brings evident benefits to the students’ learning, and the centrality of the questions on the instruction process; they also suggest potential negative aspects related to bad questioning skills and to the introduction of the method in the rigid school system structure. The findings point to the need of further investigation in different subjects concerning music education, such as teacher training, evaluation in reflective and questioning contexts, the relation with music composition and question design.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino de músicapt
dc.subjectAnálise musicalpt
dc.subjectEnsino-aprendizagempt
dc.subjectEstratégias de ensinopt
dc.subjectTeoria da músicapt
dc.subjectComposição musicalpt
dc.subject.otherComposição musicalpt
dc.subject.otherEnsino-aprendizagem de músicapt
dc.subject.otherEstratégias de ensinopt
dc.subject.otherQuestionamentopt
dc.subject.otherQuestõespt
dc.subject.otherTeoria musicalpt
dc.subject.otherComposiçãopt
dc.subject.otherPráticas reflexivaspt
dc.subject.otherFormação de professorespt
dc.titleO ensino-aprendizagem da análise musical através de estratégias de questionamentopt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201572095-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O Ensino-Aprendizagem da Análise Musical através de Estratég.pdf11.96 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.