Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/14629
Title: | Blearning no ensino superior politécnico: estudo de avaliação do Mestrado em Turismo, Inovação e Desenvolvimento na ESTG de Viana do Castelo |
Author: | Vasconcelos, Sandra Vieira |
Advisor: | Balula, Ana Almeida, Pedro Alexandre Ferreira dos Santos |
Keywords: | Multimédia em educação Ensino à distância Ensino superior politécnico - Viana do Castelo (Portugal) B-learning Comunidades virtuais Alunos do superior |
Defense Date: | 2015 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | As transformações tecnológicas e a crescente heterogeneidade dos alunos
que frequentam o Ensino Superior, bem como a premente necessidade de
financiamento num universo cada vez mais competitivo têm tornado necessária
a implementação de mudanças ao nível das instituições que, cada vez mais
têm de diversificar e flexibilizar a sua oferta pedagógica sem comprometer a
qualidade de ensino aprendizagem. Encarado por muitos como uma solução
viável e prática, o blearning tem vindo a assumir uma importância crescente
neste contexto. No entanto, subsistem algumas dúvidas relativamente à forma
como os cursos nesta modalidade estão a ser implementados e o seu impacto
real nas aprendizagens dos alunos. Neste sentido torna-se necessário
proceder à sua avaliação, aferindo a sua qualidade, validade e identificando
vantagens e áreas problemáticas. Com uma vertente interventiva, uma vez que
se desenvolveu um plano de atuação e se apresentou uma lista de
recomendações, e assumindo a forma de um estudo de avaliação, esta
investigação pretendeu cumprir esse desígnio. Envolvendo alunos, docentes e
responsáveis institucionais procurou caracterizar-se e analisar-se a
componente online do Mestrado em Turismo, Inovação e Desenvolvimento a
funcionar na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viana do Castelo,
partindo dessa análise para a reflexão conjunta e trabalho de campo.
Globalmente, concluiu-se que, muito embora os intervenientes assumam um
posicionamento favorável à adoção do blearning, subsistem algumas reservas
e desconhecimento por parte dos docentes e responsáveis relativamente à sua
implementação na prática, verificando-se ainda uma grande discrepância entre
as expectativas iniciais dos alunos e as suas perceções após um ano de
frequência do mestrado. A lista final de recomendações a apresentar à
instituição refletiu todo este processo, sendo o corolário de todo um trabalho
que se pretende ver continuado e alargado a outros cursos e instituições. Technological developments and the increasing diversity amongst Higher Education students, as well as the pressing need for funding in an ever more competitive sphere, have made it necessary for Higher Education Institutions to implement changes regarding their educational offer, making it more flexible without compromising its quality. Looked upon by many as a viable and practical solution, blearning has increasingly become more and more important in this setting. Nevertheless, questions remain as to the way this model is being implemented and its effect on students’ learning, deeming it necessary to further evaluate and assess its quality and value, singling out strong points and problem areas. Focused on intervention, this evaluation research addressed this question and worked towards promoting improvements by executing an action plan and presenting a set of recommendations. Involving students, faculty and institutional leaders, in it we describe and analyse the online component of the Masters in Innovative Tourism Development being held at the School of Technology and Management of the Polytechnic Institute of Viana do Castelo, using it to promote joint reflection and fieldwork. Overall, even though participants are largely in favour of adopting blearning, faculty members and institutional leaders have some reservations regarding its application, being that there are also discrepancies between students initial expectations and their perceptions after the first year attending the course. The corollary of this work was the presentation of a final set of recommendations to the institutional leaders, hoping it can be carried on and extended to other courses and institutions.! |
Description: | Doutoramento em Multimédia em Educação |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/14629 |
Appears in Collections: | DeCA - Teses de doutoramento UA - Teses de doutoramento DEP - Teses de doutoramento |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.