Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/14361
Title: | Comunicando e motivando crianças com perturbações do espectro do autismo através da música |
Author: | Rybina, Iryna |
Advisor: | Santos, Paula Ângela Coelho Henriques dos |
Keywords: | Educação especial Autismo Crianças autistas Motivação para a aprendizagem Educação musical |
Defense Date: | 2014 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Com este estágio pretendeu-se estudar e intervir, numa perspetivo
sistémico, sobre a realidade em que se encontrava uma criança portadora de
síndrome de X-frágil com comportamentos autísticos. Procurou-se
compreender e avaliar o impacto das variáveis individuais e contextuais no
desempenho da criança, bem como identificar e otimizar as potencialidades
dos vários recursos para o seu desenvolvimento e aprendizagem, com
especial ênfase nas capacidades envolvidas na comunicação, motivação e
comportamento interpessoal.
Os objetivos da investigação foram concretizados através de uma
dinâmica de estudo de caso, no contexto da escola do 1º ciclo do ensino
básico que o aluno frequentava, na região centro de Portugal. No início do
estudo/estágio, depois de analisar as dificuldades do aluno, optou-se por
recorrer a uma combinação de métodos como musicoterapia, logoterapia ou
rítmica de fala, e contoterapia. Elaboraram-se planos para dez sessões de
intervenção, para as quais se construíram várias ferramentas contingentes
com as características do aluno e do grupo em que ele estava inserido. Entre
estas, desenvolveu-se uma ferramenta transversal, que consistiu na
construção de várias histórias interativas, adaptadas a crianças com
Perturbações do Espetro do Autismo (PEA), compreendendo atividades
musicais, manuais e de fala.
Emergindo do estudo qualitativo e interpretativo realizado, confirmou-se a
importância dos métodos escolhidos no desenvolvimento da motivação e
comunicação do aluno. The aim of this practicum, was studying a reality of a child with X fragile syndrome with autistic behaviour as well as intervening in this reality in a systemic perspective. We sought to understand and check the impact of the individual and contextual variables on the child’s behaviour as well as to identify and optimize the several resources’ potentialities in order to improve the child’s development and learning process, specially focusing on the communication, motivation and interpersonal behaviour capacities. This investigation goals were achieved through a case study dynamic in the context of the 1st cycle of basic education school attended by the child and located in the center region of Portugal. At the beginning of the study/practicum and after analysing all the student difficulties, we decided to recourse to a combination of methods like musicotherapy, logotherapy, speech rhythmic and short stories therapy. Plans for ten sessions of intervention were elaborated with the help of specific tools according to the student particular characteristics as well as to the group he was inserted in. Among others, a transversal tool was developed, consisting of several interactive short stories adaptated to children with autism spectrum disorders (ASD) comprising musical and manual activities and speech. The importance of the chosen methods for the student’s motivation and communication developing was confirmed by the qualifying and interpretative study. |
Description: | Mestrado em Ciências da Educação - Educação Especial |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/14361 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Comunicando e motivando crianças com perturbações do espectro do autismo através da música.pdf | 10.13 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.