Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/13998
Title: O diário de grupo enquanto promotor da participação democrática
Author: Alves, Cecília Raquel Pontes Miranda
Advisor: Tomaz, Ana Carlota
Keywords: Educação pré-escolar
Estratégias da aprendizagem
Prática pedagógica
Participação dos alunos
Diários de aula
Defense Date: 2013
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente Relatório Final de Estágio foi elaborado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este articula-se com o projeto de intervenção e de investigação que desenvolvemos no âmbito da componente de formação de Prática Pedagógica Supervisionada, e insere-se na temática da organização e gestão do processo de ensino e de aprendizagem em contexto de educação de infância, nomeadamente na estratégia Diário de Grupo. O projeto teve como objetivos primordiais aprofundar o nosso conhecimento acerca da estratégia Diário de Grupo e investigar se este contribuía, ou não, para a promoção da participação democrática das crianças quer na vida da sala quer no processo de tomada de decisões relacionadas com aprendizagens que a elas dizem respeito. Tratou-se de um projeto com caraterísticas de investigação-ação colaborativa, em que se privilegiou como técnicas e instrumentos de recolha de dados a observação, a entrevista realizada à Orientadora Cooperante, no início da implementação do projeto, as notas de campo, a áudio e vídeo-gravação dos Conselhos de Grupo e os vários Diários de Grupo construídos. Os resultados obtidos permitiram-nos concluir que o Diário de Grupo é, efetivamente, uma estratégia que, de forma gradual, fomenta a participação democrática das crianças na vida da sala e no processo de tomada de decisões relacionadas com aprendizagens que a elas dizem respeito.
This Final Report was elaborated to obtain the necessary requirements for the Master’s Degree in Preschool and Primary School Education. This report is connected to an intervention and research project that was developed in the Supervised Teaching Practice training component, which falls on the theme of organization and management of the teaching and learning process in a preschool context, in particular in Group Diary strategy. The project’s main goals were to increase our knowledge about the Group Diary strategy and to discover if this contributed, or not, to promote the democratic participation of children in school life and in order to develop their learning. This project has collaborative action-research characteristics and there are some aspects which were privileged as recognized techniques and data collection tools. These are observation, the interview with the Teaching Advisor, at the beginning of project implementation, the field notes, the audio and video recordings of the Councils Group and the Group Diary’s built. The results obtained allowed us to conclude that the Group Diary is effectively one promotional strategy of the democratic participation of children in school life and in decision making in terms of their learning.
Description: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/13998
Appears in Collections:DEP - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdfTese2.35 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.