Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/13998
Título: O diário de grupo enquanto promotor da participação democrática
Autor: Alves, Cecília Raquel Pontes Miranda
Orientador: Tomaz, Ana Carlota
Palavras-chave: Educação pré-escolar
Estratégias da aprendizagem
Prática pedagógica
Participação dos alunos
Diários de aula
Data de Defesa: 2013
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: O presente Relatório Final de Estágio foi elaborado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este articula-se com o projeto de intervenção e de investigação que desenvolvemos no âmbito da componente de formação de Prática Pedagógica Supervisionada, e insere-se na temática da organização e gestão do processo de ensino e de aprendizagem em contexto de educação de infância, nomeadamente na estratégia Diário de Grupo. O projeto teve como objetivos primordiais aprofundar o nosso conhecimento acerca da estratégia Diário de Grupo e investigar se este contribuía, ou não, para a promoção da participação democrática das crianças quer na vida da sala quer no processo de tomada de decisões relacionadas com aprendizagens que a elas dizem respeito. Tratou-se de um projeto com caraterísticas de investigação-ação colaborativa, em que se privilegiou como técnicas e instrumentos de recolha de dados a observação, a entrevista realizada à Orientadora Cooperante, no início da implementação do projeto, as notas de campo, a áudio e vídeo-gravação dos Conselhos de Grupo e os vários Diários de Grupo construídos. Os resultados obtidos permitiram-nos concluir que o Diário de Grupo é, efetivamente, uma estratégia que, de forma gradual, fomenta a participação democrática das crianças na vida da sala e no processo de tomada de decisões relacionadas com aprendizagens que a elas dizem respeito.
This Final Report was elaborated to obtain the necessary requirements for the Master’s Degree in Preschool and Primary School Education. This report is connected to an intervention and research project that was developed in the Supervised Teaching Practice training component, which falls on the theme of organization and management of the teaching and learning process in a preschool context, in particular in Group Diary strategy. The project’s main goals were to increase our knowledge about the Group Diary strategy and to discover if this contributed, or not, to promote the democratic participation of children in school life and in order to develop their learning. This project has collaborative action-research characteristics and there are some aspects which were privileged as recognized techniques and data collection tools. These are observation, the interview with the Teaching Advisor, at the beginning of project implementation, the field notes, the audio and video recordings of the Councils Group and the Group Diary’s built. The results obtained allowed us to conclude that the Group Diary is effectively one promotional strategy of the democratic participation of children in school life and in decision making in terms of their learning.
Descrição: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/13998
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
tese.pdfTese2.35 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.