Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/13776
Title: Assistentes operacionais e inclusão de alunos com PE autismo
Author: Ladeira, Sandra Cristina Bispo
Advisor: Santos, Paula Ângela Coelho Henriques dos
Keywords: Educação especial
Autismo
Crianças autistas
Pessoas com necessidades especiais
Inclusão social
Integração social
Defense Date: 2013
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Este relatório de estágio propõe uma revisão bibliográfica sobre a problemática das Perturbações do Espetro do Autismo (PEA) e a Inclusão de crianças e jovens com PEA. Apresentam-se as Unidades de Ensino Estruturado para Alunos com PEA (UEEAPEA) do ponto de vista estrutural (espaços, recursos humanos e materiais) e dinâmico (rotinas, organização do tempo e das atividades, etc.). Considerando que foi identificada, como área de intervenção neste estágio, a promoção da qualidade das práticas das Assistentes Operacionais (AO) em desempenho de funções numa Unidade de Ensino Estruturado para alunos com PEA (UEEAPEA), caraterizam-se as respetivas funções, estatuto e papel. Com base nas necessidades identificadas junto dos alunos com PEA (através de observação, entrevista informal e análise dos respetivos processos individuais) e das próprias AO (através de entrevistas), identificaram-se áreas prioritárias de necessidade de formação das AO, por forma a promover a sua caraterização para o trabalho a desenvolver com estes alunos e concretizou-se um conjunto de sessões de formação sobre uma das temáticas consideradas prioritárias: a sexualidade na deficiência.
This internship report proposes a literature review on the issue of autism spectrum disorders (ASD) and inclusion of children and youth with ASD. Presents the Structured Units for Teaching of Students with ASD (UEEAPEA) from the structural and dynamic point of view (spaces, human and material resources; and routines, organization of time and activities respectively). Considering that has been identified as a priority area of intervention the promotion of quality in the performance of the operational assistants (AO) in the Structured Teaching Unit for students with ASD (UEEAPEA), we ask them to characterize themselves their respective roles, and to identify needs in order to evolve to an higher level of quality. Based on identified needs (through observation, interviews and analysis of documents), we identified priority areas of need for training addressing AO´s performance. We developed a set of training sessions addressing the priority theme elected: sexuality in Youth with ASD.
Description: Mestrado em Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/13776
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
assistentes operacionais e inclus+úo de alunos do PE autismo.pdf2.09 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.