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dc.contributor.advisorSantos, Paula Ângela Coelho Henriques dospt
dc.contributor.authorLadeira, Sandra Cristina Bispopt
dc.date.accessioned2015-04-13T10:23:52Z-
dc.date.available2015-04-13T10:23:52Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/13776-
dc.descriptionMestrado em Ciências da Educaçãopt
dc.description.abstractEste relatório de estágio propõe uma revisão bibliográfica sobre a problemática das Perturbações do Espetro do Autismo (PEA) e a Inclusão de crianças e jovens com PEA. Apresentam-se as Unidades de Ensino Estruturado para Alunos com PEA (UEEAPEA) do ponto de vista estrutural (espaços, recursos humanos e materiais) e dinâmico (rotinas, organização do tempo e das atividades, etc.). Considerando que foi identificada, como área de intervenção neste estágio, a promoção da qualidade das práticas das Assistentes Operacionais (AO) em desempenho de funções numa Unidade de Ensino Estruturado para alunos com PEA (UEEAPEA), caraterizam-se as respetivas funções, estatuto e papel. Com base nas necessidades identificadas junto dos alunos com PEA (através de observação, entrevista informal e análise dos respetivos processos individuais) e das próprias AO (através de entrevistas), identificaram-se áreas prioritárias de necessidade de formação das AO, por forma a promover a sua caraterização para o trabalho a desenvolver com estes alunos e concretizou-se um conjunto de sessões de formação sobre uma das temáticas consideradas prioritárias: a sexualidade na deficiência.pt
dc.description.abstractThis internship report proposes a literature review on the issue of autism spectrum disorders (ASD) and inclusion of children and youth with ASD. Presents the Structured Units for Teaching of Students with ASD (UEEAPEA) from the structural and dynamic point of view (spaces, human and material resources; and routines, organization of time and activities respectively). Considering that has been identified as a priority area of intervention the promotion of quality in the performance of the operational assistants (AO) in the Structured Teaching Unit for students with ASD (UEEAPEA), we ask them to characterize themselves their respective roles, and to identify needs in order to evolve to an higher level of quality. Based on identified needs (through observation, interviews and analysis of documents), we identified priority areas of need for training addressing AO´s performance. We developed a set of training sessions addressing the priority theme elected: sexuality in Youth with ASD.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação especialpt
dc.subjectAutismopt
dc.subjectCrianças autistaspt
dc.subjectPessoas com necessidades especiaispt
dc.subjectInclusão socialpt
dc.subjectIntegração socialpt
dc.subject.otherPerturbações do Espectro do Autismopt
dc.subject.otherUnidades de Ensino Estruturadopt
dc.subject.otherAssistentes Operacionaispt
dc.subject.otherInclusãopt
dc.titleAssistentes operacionais e inclusão de alunos com PE autismopt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201592371-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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