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dc.contributor.advisorBastos, Paulo Bernardino das Nevespt
dc.contributor.authorCampos, Maria Manuela Gomes Teixeira dept
dc.date.accessioned2015-04-09T11:05:16Z-
dc.date.available2015-04-09T11:05:16Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/13754-
dc.descriptionMestrado em Criação Artística Contemporâneapt
dc.description.abstractA tecnologia vídeo foi marcada pela passagem da modernidade para a pós-modernidade, revelando-se um meio heterogéneo. Na esfera artística conquistou legitimidade, tornando-se num meio técnico de experimentação e representação conceptual, na performance, de crítica à televisão, instrumento na conceção de narrativas ou como ferramenta de documentação e projeção. Para adquirir reconhecimento e legitimidade, artistas e coletivos de artistas evidenciaram a importância do vídeo como meio de expressão, nos finais do século passado. As artes visuais e o cinema estabelecem uma relação estética, nos seus discursos. Instalações de vídeo ou projeções de fita magnética e filme, expandiram-se como formas de expressão, sendo globalmente reconhecidas como obras consagradas da arte contemporânea. Relativamente à sua especificidade, o vídeo é, atualmente, encarado como um género pertencente aos novos meios de reprodução de imagem em movimento, uma vez que não está submetido a um suporte particular. Com a evolução permanente da tecnologia e com a infiltração das técnicas da informática no vídeo, as práticas estéticas evoluíram numa relação com o mundo global onde vivem os seus autores.pt
dc.description.abstractThe video technology was marked by the passage from modernity to postmodernity, revealing itself as a heterogeneous medium. It won legitimacy in the artistic field, becoming a technical medium of conceptual experimentation and representation, in performance, in television critic, as an instrument in conception of narratives or as a tool for documentation and projection. In order to obtain recognition and legitimacy, artists and collectives of artists emphasized the importance of video as a medium of expression, in the end of the last century. The visual arts and cinema establish an aesthetic relationship in their discourses. Video-installations and video-tape and film projections expanded as forms of expression, being globally recognized as established works of contemporary art. As to its specificity, the video is, nowadays, seen as belonging to the new media of reproduction of the moving image, because it is not compelled to a particular medium. With the permanent evolution of technology and the invasion of the informatic techniques in video, the aesthetic practices evolved in a relation with the global world where its authors live.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCriação artísticapt
dc.subjectVídeopt
dc.subjectCinemapt
dc.subjectArtes visuaispt
dc.subjectNarrativapt
dc.subjectTecnologia multimédia - Vídeopt
dc.subjectVídeo digitalpt
dc.subject.otherVídeo-artept
dc.subject.otherCinemapt
dc.subject.otherExperimentaçãopt
dc.subject.otherConceitopt
dc.subject.otherNarrativapt
dc.subject.otherExpansãopt
dc.subject.otherDigitalpt
dc.titleVídeo e cinema : expansões e narrativas na/para esfera artísticapt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201585316-
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DeCA - Dissertações de mestrado

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