Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/13598
Title: Análise acústica da vibrante simples do português europeu
Author: Silva, Ana Filipa dos Santos Melo
Advisor: Oliveira, Catarina Alexandra Monteiro de
Keywords: Ciências da fala e da audição
Fonética acústica
Língua portuguesa - Fonética
Vogais - Língua portuguesa
Defense Date: 2014
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Objetivo: O presente estudo visa documentar as características acústicas que definem a realização fonética da vibrante simples, em posição intervocálica, em ataque complexo e em coda. Método: Foram analisados nove informantes, com idades compreendidas entre os 19 e os 27 anos. O corpus compreendeu palavras dissilábicas, com a vibrante simples em posição intervocálica, ataque complexo e coda, em contexto de consoantes oclusivas e fricativas e das vogais [a], [i], [ɔ] e [u]. A anotação foi realizada manualmente no Praat. As manifestações fonéticas e os parâmetros acústicos (duração, F1 e F2) foram extraídos de forma semiautomática. Resultados: Em relação às manifestações acústicas da vibrante simples, verificou-se que estas são muito variadas, à exceção da posição intervocálica, podendo ser influenciadas pelo contexto adjacente. Quanto à duração, observaram-se diferenças estatisticamente significativas entre a posição intervocálica e as restantes posições, sendo a vibrante mais curta em posição intervocálica. No que concerne às características da vogal esvarabática, as frequências das formantes diferem das frequências das vogais nucleares, mas os seus valores também não são os típicos da vogal neutra. A duração da vogal esvarabática é bastante inferior à das vogais nucleares. Conclusão: Os resultados obtidos neste estudo demonstra que a vibrante simples é um som bastante complexo, que pode assumir diferentes manifestações, embora, de uma forma geral, o tap se configure como a forma mais usual. Para além disso, é um som eminentemente curto e, de algum modo, influenciável pelo contexto adjacente. A vogal esvarabática aproxima-se das características da vogal nuclear, tanto em ataque complexo como em coda.
Objective: The present study aims to document the acoustic characteristics that define the phonetic realization of the tap, in intervocalic position, complex onset and coda. Method: Were analysed nine informants, with ages between 19 and 27 years old. The corpus comprehended disyllabic words, with tap in intervocalic position, complex onset and coda, in context of occlusive and fricative consonants and vowels [a], [i], [ɔ] e [u]. The annotation was manually realized in Praat. The phonetic manifestations and the acoustic parameters (duration, F1 e F2) were semi-automatically extracted. Results: Concerning the tap’s acoustic manifestations, they are varied, except in intervocalic position, and they may be affected by adjacent context. Regarding duration, it was observed statistically significant differences between intervocalic position and all the other positions, being shorter in intervocalic position. About de svaravhakti vowel, the formant frequencies differ from the ones of the nuclear vowels, but, also, their values aren’t the typical of the neutral vowel. The svarabhakti vowel’s duration is rather shorter than the nuclear vowels. Conclusion: The results of this study shows that the tap is a very complex sound, with different manifestations, although, in general, the manifestation as tap is the most usual one. Furthermore, is as eminent short sound, and, somehow, affected by the adjacent context. The svarabhakti vowel approaches the nuclear vowels characteristics, in complex onset and coda.
Description: Mestrado em Ciências da Fala e da Audição
URI: http://hdl.handle.net/10773/13598
Appears in Collections:DCM - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado
DETI - Dissertações de mestrado
DLC - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdftese2.82 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.