Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/13587
Title: Música do século XXI no ensino secundário do fagote
Author: Santos, André Filipe Andrade dos
Advisor: Zoudilkine, Evgueni
Keywords: Música contemporânea
Música contemporânea - Compositores
Ensino da música
Ensino - Fogote
Defense Date: 2014
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente trabalho descreve todo um processo de desenvolvimento e intervenção curricular, cujo objetivo foi principalmente alargar os horizontes estéticos e técnicos em relação à música contemporânea em alunos do ensino secundário de fagote no Conservatório de Música de Aveiro de Calouste Gulbenkian. Também foram nossos objetivos promover a criação de repertório para fagote, intensificar a inclusão de música contemporânea no programa curricular do instrumento e, por consequência, desenvolver consciência reflexiva e investigadora na prática docente. A aproximação dos alunos envolvidos à música contemporânea deu-se através do estudo de quatro miniaturas para fagote solo, obra composta pelo compositor Gilberto Coelho com mediação do professor, atendendo a objetivos pedagógicos particulares. São abrangidas diferentes problemáticas teóricas em que este Projeto Educativo incide mais ou menos diretamente e o seu enquadramento no contexto do ensino especializado da música.
This study describes the process of curriculum development and intervention, which main purpose was to broaden esthetical and technical horizons regarding contemporary music in bassoon students of the secondary level in the Calouste Gulbenkian Music Conservatory in Aveiro. In addition, this study aimed to promote the creation of bassoon repertoire, to more actively include contemporary music in the curriculum and, consequently, develop the reflexive consciousness and research in the teaching praxis. The student’s approach to contemporary music took place through the study of quatro miniaturas para fagote solo, (four miniatures for solo bassoon), elaborated by the compositor Gilberto Coelho under the teacher’s mediation. This educational project focuses on different theoretical questions, with a distinct emphasis, and on its framework within the specialized music teaching.
Description: Mestrado em Ensino de Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/13587
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdftese5.64 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.