Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/13525
Title: Efeito de estufa e camada de ozono : um trabalho de projeto no 1º CEB
Author: Veloso, Tânia Soraia
Advisor: Rodrigues, Ana Alexandra Valente
Keywords: Educação em ciências
Ensino básico 1º ciclo
Efeito de estufa
Camada de ozono
Desenvolvimento da aprendizagem
Ensino das ciências
Defense Date: 2013
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente Relatório Final de Estágio realizou-se no âmbito da componente de formação de Prática Pedagógica Supervisionada para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, na Universidade de Aveiro. Os objetivos do trabalho consistiram em: desenvolver (conceber, planificar, implementar e avaliar) uma proposta didática com incidência no trabalho de projeto sobre o efeito de estufa e sobre a depleção da camada de ozono; avaliar o impacte da implementação da proposta didática nas aprendizagens dos alunos ao nível dos conhecimentos, das capacidades e das atitudes e valores; e avaliar o impacte da implementação da proposta didática no desenvolvimento profissional da professora-investigadora. Por isso, a questão de investigação perseguida durante este trabalho consiste em averiguar qual o impacte da estratégia “trabalho de projeto” sobre o efeito de estufa e a depleção da camada de ozono no desenvolvimento de aprendizagens dos alunos e no desenvolvimento profissional da professora-investigadora que a concebe, planifica e implementa? Para o desenvolvimento deste projeto sustentei-me nas diretivas da perspetiva socioconstrutivista de ensino das Ciências, e para a operacionalização da proposta didática segui as diretrizes da perspetiva de ensino por pesquisa, tendo sido o trabalho de projeto a estratégia preferencialmente selecionada para abordar as temáticas. As técnicas utilizadas para a recolha de dados a analisar posteriormente à implementação do projeto consistiram na realização de um inquérito por entrevista semiestruturada aos alunos, em grande grupo, anteriormente à implementação da proposta didática. Durante a implementação, as técnicas de recolha de dados adotadas consistiram na observação participante, com recurso à vídeogravação de algumas sessões do projeto, ao diário da professora-investigadora, e na compilação documental, traduzida nos trabalhos e registos dos alunos, nas grelhas de avaliação e nas planificações das sessões. Após a implementação da proposta didática, realizei um inquérito por entrevista semiestruturada aos alunos, em pequeno grupo; e um inquérito por entrevista semiestruturada à orientadora cooperante. Para proceder à análise dos dados recolhidos recorri ao software de análise qualitativa de dados WebQDA, para o qual importei todos os documentos a submeter para análise. Neste software construí categorias e subcategorias de análise, ao nível dos conhecimentos, das capacidades e das atitudes e valores, dentro das quais coloquei as evidências das aprendizagens desenvolvidas pelos alunos, presentes nos documentos referenciados. Através da análise dos dados recolhidos, a proposta didática encontra-se adequada ao nível etário dos alunos e ao propósito do projeto, pelo que permitiu que os alunos desenvolvessem conhecimentos acerca das temáticas efeito de estufa e depleção da camada de ozono, capacidades de pesquisa e atitudes e valores relacionados com o trabalho de grupo. Assim, este trabalho corrobora as ideias de alguns autores que afirmam que quando de adota “[…] o trabalho de projeto como estratégia didáctico-pedagógica estamos a optar por novas formas de encarar o acto educativo no aspecto da participação dos alunos na construção do saber […]” (Proença, 1993, p.7), pois este “[…] pressupõe a participação activa do aluno na pesquisa e realização das actividades através das quais o projecto se concretiza […]” conduzindo, portanto, “[…] a novas formas de aprendizagem […]” (Proença, 1993, p.10), onde o aluno é chamado a construir o seu próprio saber. Considerando que o trabalho de projeto é uma estratégia “de trabalho que requer a participação de cada membro de um grupo, segundo as suas capacidades, com o objetivo de realizar um trabalho conjunto, decidido, planificado e organizado […]”, justifica a adoção desta estratégia para trabalhar com os alunos de forma a que estes construam as suas próprias aprendizagens de forma ativa (Thinès & Lempereur,1984, citados por Castro & Ricardo, 1994, p. 9). Relativamente à averiguação do impacte da implementação da proposta didática no desenvolvimento profissional da professora-investigadora, através da análise das evidências recolhidas pude confirmar aprendizagens desenvolvidas ao nível dos conhecimentos, das capacidades e das atitudes e valores. Contudo, o maior impacte que senti no meu desenvolvimento profissional, enquanto professora-investigadora, encontra-se ao nível das capacidades, sendo de realçar a capacidade de reflexão ponderada. Com o desenvolvimento desta competência, foi possível questionar as metodologias que adotei para desenvolver o trabalho com os alunos e avaliar criticamente todas as minhas ações, tendo em vista uma maior adequabilidade das estratégias selecionadas. Isto corrobora a ideia de que ser professor-investigador implica questionar constantemente as decisões tomadas e possuir espírito crítico face ao trabalho que pretende desenvolver com os alunos (Alarcão, 2001).
This final report of internship was held under the formation component of Supervised Teaching Practice for the Master of Education Pre-school and Primary 1st Cycle degree of Basic Education, in the University of Aveiro. The objectives of the work were: to develop (conceive, plan, implement and evaluate) a didactic proposal with a focus on the work project about the greenhouse effect and the depletion of the ozone layer; evaluate the impact of the implementation of the didactic proposal in the student’s learning at the level of knowledge, abilities and attitudes and values; and evaluate the impact of the implementation of the didactic proposal in the professional development of the teacher-researcher. Therefore, the research question pursued in this work is to investigate what is the impact of the strategy "work project" about the greenhouse effect and the depletion of the ozone layer in the development of students' learning and professional development of the teacher-researcher who conceives, plans and implements? To the development of this project I´ve sustained in the policies of the social constructivist perspective of teaching Science, and in the operationalization of the didactic proposal I’ve followed the guidelines of the perspective of learning for research, having been the work project the strategy that’s preferably selected to address the topics. The techniques used to collect data to analyze after the implementation of the project consisted of an inquiry by semi structured interview students in large group, prior to the implementation of the didactic proposal. During implementation, the techniques of data collection adopted consisted of participant observation, using the video recording of some work sessions of the project, to the teacher-researcher diary, and documentary compilation, translated in the works and students’ records, in the evaluation grids and session’s planning. After implementation of the didactic proposal, I’ve performed a semi-structured interview survey to students in small groups, and a survey by semi structured interview for the guiding cooperative. For analysis of the data collected resorted to a software called WebQDA for qualitative data analysis, for which I’ve imported all the documents to be submitted for analysis. In this software I’ve built categories and subcategories of analysis, to the knowledge level, skills and attitudes and values within which I’ve putted the evidence of learning developed by students in the stated documents. 9 abstract Through the analysis of collected data, the didactic proposal is appropriate to the age level of the students and the project’s purpose, by allowing students to develop knowledge about the greenhouse effect and ozone layer depletion issues, also research abilities and attitudes and values related to the group work. This study corroborates the ideas of some authors who claim that when it adopts "[...] the project work as didactical-pedagogical strategy we choose new ways of looking at the educational act in the aspect of students' participation in the construction of knowledge [...] "(Proença, 1993, p.7), as this" [...] involves the active participation of the student in the research and realization of activities through which the project is realized [...] " therefore leading, ," [... ] to new forms of learning [...] "(Proença, 1993, p.10), where the student is called to construct his own knowledge. Considering that the work project is a strategy "of work that requires the participation of each member of a group, according to their abilities, in order to perform a work conjoint, decided, planned and organized [...]", justifies the adoption of this strategy to work with students so that they build their own learning actively (Thinès & Lempereur, 1984, cited by Castro & Ricardo, 1994, p. 9). Regarding the investigation of the impact of the implementation of the didactical proposal in the professional development of the teacher-researcher, by analyzing the evidence collected i could confirm learning developed at the level of knowledge, skills and attitudes and values. However, I felt the greatest impact on my professional development as a teacher-researcher, is on the level of skills, and to enhance the ability of thoughtful reflection. With the development of this competence, it was possible to question the adopted methodologies to develop the work with students and critically evaluate all my actions, with a view to greater suitability of selected strategies. This corroborates the idea that being a teacher-researcher implies to constantly question the decisions and possess critical towards work that intends to develop with students (Alarcão, 2001).
Description: Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/13525
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese.pdf14.44 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.