Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/13447
Title: Terrorismo poético : a influência da antiarte em manifestações políticas
Author: Silva, Joacélio Batista da
Advisor: Bessa, José Pedro Barbosa Gonçalves de
Bethônico, Jalver
Keywords: Criação artística contemporânea
Mito
Poesia - Política
Manifestaçoes politicas - Arte
Defense Date: 2014
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A presente dissertação visa refletir sobre as ideias e ações que marcaram a guerrilha artística no Brasil, quer durante o regime militar quer por ocasião de manifestações recentes contra as políticas públicas e econômicas ditadas pelo Neoliberalismo. Argumenta-se que este tipo de ações remonta a uma tradição utópica da arte, representada por dadaístas, surrealistas, Internacional Situacionista ou, mais recentemente, grupos underground como Luther Blisset. Estas correntes recusam a arte institucionalizada ou propõe sua abolição. A partir da década de 1990, artista e ativista político confundem-se, convergindo na figura do coletivo anônimo ou de nome múltiplo. Personagens mitopoéticas cuja estratégia passa também por uma crítica cerrada da impressa e televisão brasileiras, consideradas o braço midiático das reivindicações do mercado. Tratando-se de uma dissertação por projecto, esta assenta igualmente numa prática de experimentação e produção artística, da qual resultaram três projectos -- Esquina Democrática, O Papel Que Me É Dado pelo Estado, Sem Título e Sem Autor – desenvolvidos a partir das reflexões críticas e teóricas abordadas ao longo da investigação.
This thesis aims to reflect on the ideas and actions that marked the artistic guerrillas in Brazil, either during the military regime either when the recent demonstrations against the political and economic policies dictated by neoliberalism. It is argued that this type of actions dates back to the utopian tradition of art, represented by Dadaists, Surrealists, the Situationist International and, most recently, underground groups like Luther Blissett. These currents refuse to institutionalized art or propose its abolition. From 1990s, artist and political activist mingle, converging in the figure of the anonymous collective or multiple name. Mythopoeic characters whose strategy also passes through a fierce critique of the Brazilian press and television, considered the media wing of the demands of the market. In the case of a dissertation by project, this is also based on a practice of experimentation and artistic production, which resulted in three projects -- Esquina Democrática, O Papel Que Me É Dado pelo Estado, Sem Título e Sem Autor – developed from the critical and theoretical reflections addressed throughout the research
Description: Mestrado em Criação Artística Contemporânea
URI: http://hdl.handle.net/10773/13447
Appears in Collections:DECA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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