Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/13447
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBessa, José Pedro Barbosa Gonçalves dept
dc.contributor.advisorBethônico, Jalverpt
dc.contributor.authorSilva, Joacélio Batista dapt
dc.date.accessioned2015-02-20T15:44:32Z-
dc.date.available2015-02-20T15:44:32Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/13447-
dc.descriptionMestrado em Criação Artística Contemporâneapt
dc.description.abstractA presente dissertação visa refletir sobre as ideias e ações que marcaram a guerrilha artística no Brasil, quer durante o regime militar quer por ocasião de manifestações recentes contra as políticas públicas e econômicas ditadas pelo Neoliberalismo. Argumenta-se que este tipo de ações remonta a uma tradição utópica da arte, representada por dadaístas, surrealistas, Internacional Situacionista ou, mais recentemente, grupos underground como Luther Blisset. Estas correntes recusam a arte institucionalizada ou propõe sua abolição. A partir da década de 1990, artista e ativista político confundem-se, convergindo na figura do coletivo anônimo ou de nome múltiplo. Personagens mitopoéticas cuja estratégia passa também por uma crítica cerrada da impressa e televisão brasileiras, consideradas o braço midiático das reivindicações do mercado. Tratando-se de uma dissertação por projecto, esta assenta igualmente numa prática de experimentação e produção artística, da qual resultaram três projectos -- Esquina Democrática, O Papel Que Me É Dado pelo Estado, Sem Título e Sem Autor – desenvolvidos a partir das reflexões críticas e teóricas abordadas ao longo da investigação.pt
dc.description.abstractThis thesis aims to reflect on the ideas and actions that marked the artistic guerrillas in Brazil, either during the military regime either when the recent demonstrations against the political and economic policies dictated by neoliberalism. It is argued that this type of actions dates back to the utopian tradition of art, represented by Dadaists, Surrealists, the Situationist International and, most recently, underground groups like Luther Blissett. These currents refuse to institutionalized art or propose its abolition. From 1990s, artist and political activist mingle, converging in the figure of the anonymous collective or multiple name. Mythopoeic characters whose strategy also passes through a fierce critique of the Brazilian press and television, considered the media wing of the demands of the market. In the case of a dissertation by project, this is also based on a practice of experimentation and artistic production, which resulted in three projects -- Esquina Democrática, O Papel Que Me É Dado pelo Estado, Sem Título e Sem Autor – developed from the critical and theoretical reflections addressed throughout the researchpt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCriação artística contemporâneapt
dc.subjectMitopt
dc.subjectPoesia - Políticapt
dc.subjectManifestaçoes politicas - Artept
dc.subject.otherAntiartept
dc.subject.otherUtopismopt
dc.subject.otherDétournementpt
dc.subject.otherLuther Blissetpt
dc.subject.otherMitopoesept
dc.titleTerrorismo poético : a influência da antiarte em manifestações políticaspt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201578190-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese.pdf4.16 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.