Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/1326
Title: O questionamento do supervisor e dos docentes nas sessões de formação contínua : uma estratégia de reflexão sobre a praxis
Author: Barros, Patrícia Torres de
Advisor: Abrantes, Maria Manuela Cravo Branco Prata
Pedrosa, Helena
Keywords: Supervisão de professores
Professores
Professores
Prática pedagógica
Defense Date: 2008
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: No quadro das perspectivas actuais sobre a educação, analisar a problemática da formação contínua de educadores parece-nos pertinente e indispensável, sobretudo no sentido de contribuir para a formação de um profissional reflexivo. Por conseguinte, este estudo, apresentado no âmbito do Mestrado em Supervisão, resultou da nossa experiência como supervisora/formadora da rede municipal de ensino de São Luís do Maranhão/Brasil e da necessidade, em conjunto com os professores, de realizarmos uma intervenção na formação contínua da referida rede, a qual tem se desenvolvido, principalmente, de forma homogeneizadora e padronizada. Assim, baseados num conhecimento do terreno e na convicção de que a estratégia de questionamento poderia contribuir para a reflexão sobre as práticas, propusemo-nos conceber, desenvolver e avaliar uma experiência de formação em que participaram quatro professores que actuam de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental da Unidade de Educação Básica Justo Jansen, escola da rede municipal de ensino de São Luís. Ressaltamos que o programa de formação contínua desenvolvido se baseou numa concepção construtivista da formação de professores e no paradigma reflexivo. Durante o processo formativo foi privilegiado o estudo de fontes bibliográficas, assim como o confronto dos educadores e da investigadora/formadora com a sua própria prática de questionamento, através da gravação em áudio e análise de aulas e das sessões de formação. Nesta perspectiva, tínhamos como objectivo a consciencialização dos participantes sobre o nível cognitivo e funções das perguntas que fizeram nos encontros de formação no intuito de retroalimentá-las. Deste modo, a abordagem metodológica desta investigação baseia-se num paradigma interpretativo, com recurso à investigação-acção e ao estudo de caso, pela necessidade de uma intervenção na realidade com vista à mudança e à análise de uma situação em particular. Os dados a analisar foram recolhidos através da observação participante, do questionário, da entrevista, das gravações em aúdio de aulas dos professores e das sessões de formação, além de textos elaborados pelos participantes que fizeram parte do seu portefólio reflexivo. Como forma de compreendermos e analisarmos este corpus de informações, optámos pela análise de conteúdo e por uma abordagem multifacetada através da triangulação. Os resultados obtidos indicam que o programa de formação implementado contribuiu para a reflexão e a consciencialização dos intervenientes sobre o seu tipo de questionamento e para uma tentativa de melhoria deste aspecto na formação contínua. Os participantes concluíram que as perguntas constituem um importante elemento de interacção no âmbito da formação, podendo contribuir decisivamente para o desenvolvimento das suas competências reflexivas. ABSTRACT: On the scene of the current perspectives about education, it seems pertinent and indispensable to analyze the problems concerning the teacher continuous education especially in order to contribute to the formation of a reflexive professional Therefore, this study, presented in the scope of a Master Course of Supervision, it results from our experience as a supervisor I trainer in the municipal schools of São Luís - MaranhãoiBrazil and the need, together with teachers, to rnake an intervention in the continuous education in this context, cause it has been developed, rnainly, in a homogeneous and standardized way. So, based in our experience and the belief that the questioning strategy could contribute for the reflection on the practices, we proposed ourselves to conceive, develop and evaluate an experience involving four teachers acting from 5th to gth of baçic education of Justo Jansen School, an municipal school of São LuíslMaranhão. The teacher continuous education progyam developed was based on a constructivist design of teacher education ahd the reflective paradigm. During the formative process it was privileged the study of bibliographical sources, and the confrontation of teachers and the supervisorltrainer with their own practice of questioning, by recording in audio and analysis of classes and teacher continuous education sessions. Therefore, we aim to awareness the participants about the cognitive level and functions of the questions in the sessions in order to improve them. Thus, the methodological approach of this research is based an interpretative paradigm, using the action-research and the case study, cause it was necessary an Íntervention in reality to change it and analysis a particular situation. The data were collected through participant observation, questionnaire, interview, the recordings in audio of teacher's classes and teacher continuous education's sessions, besides texts written by the partic~pants that were part of their reftective portfolio. In order to understand and anatyze this corpus of information, we opted for a muttifaceted approach through triangulation and the content analysis. The results show that the teacher continuous education program implemented had contributed to the teachers' reflection and awareness about their type of questioning and in an attempt of improvement of this aspect in the continuous education. The participants had concluded that the questions are an important interaction element in that context and can contribute decisively to the development of their reflective skills.
Description: Mestrado em Supervisão
URI: http://hdl.handle.net/10773/1326
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2008001358.pdf3.88 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.