Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/13232
Title: Leitura e educação ambiental no 1º Ciclo do Ensino Básico
Author: Ferreira, Susana Cristina de Figueiredo
Advisor: Sá, Cristina
Keywords: Ensino básico 1º ciclo
Educação ambiental
Sustentabilidade
Comunicação escrita
Língua portuguesa - Ensino básico 1º ciclo
Compreensão da leitura
Actividades de aprendizagem
Defense Date: 2013
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente estudo pretendia cruzar as áreas curriculares disciplinares de Estudo do Meio (Ciências Naturais) e Português (comunicação escrita). Pretendia-se promover o conhecimento do mundo (relacionado com a educação ambiental para a sustentabilidade) em alunos a frequentar o 1º Ciclo do Ensino Básico (3º ano), através da exploração de diversos tipos/géneros textuais. Paralelamente trabalhamos com os alunos estratégias centradas na compreensão da leitura e, posteriormente, em expressão/produção escrita, nomeadamente a identificação de ideias principais de textos e temas a eles associados e a estrutura de certos tipos/géneros textuais. Recolhemos dados relativos ao desempenho dos alunos em compreensão na leitura e expressão/produção escrita e às aprendizagens feitas na área de Estudo do Meio, a partir das atividades em que estes participaram. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que os alunos tinham efetivamente evoluído em termos de compreensão na leitura e expressão/produção escrita e adquirido conhecimentos relacionados com educação ambiental e sustentabilidade.
This study aimed to develop competencies in reading comprehension and written expression and to promote the knowledge in Sciences (concerning education for sustainability) in children attending primary school (8-9 year old) through the use of texts from several genres. With this purpose, we conceived and applied a didactic intervention which concerned two content areas: mother tongue and sciences. It was focused on tasks involving the ability to identify main ideas in written texts and to write texts of different genres respecting their usual structure. The selected texts dealt with several topics concerning sustainability. We collected data on the performance of the children that took part in this experiment, through the activities included in the didactic intervention. The content analysis of the data revealed that these children had improved in reading comprehension and written expression and acquired knowledge on behavior favoring sustainability.
Cette étude avait pour but d’identifier le rôle joué par le recours à certaines stratégies de lecture dans le développement de compétences en communication écrite, ainsi que dans l’acquisition de connaissances en sciences à travers le recours à divers types de textes. Par conséquent, on a mené à bout une intervention didactique comprenant des tâches demandant le recours à l’identification d’idées principales dans les textes et de leur structure typique. Tous les textes utilisés concernaient la durabilité environnementale. Ce travail a été fait avec des enfants de CE2. On a recueilli des données concernant la performance des enfants en compréhension et production écrites et leurs apprentissages en Sciences, à partir des tâches intégrées dans l’intervention didactique. L’analyse de contenu des données a révélé que ces enfants avaient amélioré leurs compétences en compréhension et production écrite en ce qui concernait l’identification d’idées principales de textes écrits et le recours à la structure de certains types textes pour en écrire. D’autre part, on a constaté qu’ils avaient acquis des connaissances concernant des comportements favorisant la durabilité environnementale.
Description: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/13232
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_SusanaFerreira.pdf5.26 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.