Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/13232
Title: | Leitura e educação ambiental no 1º Ciclo do Ensino Básico |
Author: | Ferreira, Susana Cristina de Figueiredo |
Advisor: | Sá, Cristina |
Keywords: | Ensino básico 1º ciclo Educação ambiental Sustentabilidade Comunicação escrita Língua portuguesa - Ensino básico 1º ciclo Compreensão da leitura Actividades de aprendizagem |
Defense Date: | 2013 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O presente estudo pretendia cruzar as áreas curriculares disciplinares de
Estudo do Meio (Ciências Naturais) e Português (comunicação escrita).
Pretendia-se promover o conhecimento do mundo (relacionado com a
educação ambiental para a sustentabilidade) em alunos a frequentar o 1º Ciclo
do Ensino Básico (3º ano), através da exploração de diversos tipos/géneros
textuais.
Paralelamente trabalhamos com os alunos estratégias centradas na
compreensão da leitura e, posteriormente, em expressão/produção escrita,
nomeadamente a identificação de ideias principais de textos e temas a eles
associados e a estrutura de certos tipos/géneros textuais.
Recolhemos dados relativos ao desempenho dos alunos em compreensão na
leitura e expressão/produção escrita e às aprendizagens feitas na área de
Estudo do Meio, a partir das atividades em que estes participaram.
A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que os alunos tinham
efetivamente evoluído em termos de compreensão na leitura e
expressão/produção escrita e adquirido conhecimentos relacionados com
educação ambiental e sustentabilidade. This study aimed to develop competencies in reading comprehension and written expression and to promote the knowledge in Sciences (concerning education for sustainability) in children attending primary school (8-9 year old) through the use of texts from several genres. With this purpose, we conceived and applied a didactic intervention which concerned two content areas: mother tongue and sciences. It was focused on tasks involving the ability to identify main ideas in written texts and to write texts of different genres respecting their usual structure. The selected texts dealt with several topics concerning sustainability. We collected data on the performance of the children that took part in this experiment, through the activities included in the didactic intervention. The content analysis of the data revealed that these children had improved in reading comprehension and written expression and acquired knowledge on behavior favoring sustainability. Cette étude avait pour but d’identifier le rôle joué par le recours à certaines stratégies de lecture dans le développement de compétences en communication écrite, ainsi que dans l’acquisition de connaissances en sciences à travers le recours à divers types de textes. Par conséquent, on a mené à bout une intervention didactique comprenant des tâches demandant le recours à l’identification d’idées principales dans les textes et de leur structure typique. Tous les textes utilisés concernaient la durabilité environnementale. Ce travail a été fait avec des enfants de CE2. On a recueilli des données concernant la performance des enfants en compréhension et production écrites et leurs apprentissages en Sciences, à partir des tâches intégrées dans l’intervention didactique. L’analyse de contenu des données a révélé que ces enfants avaient amélioré leurs compétences en compréhension et production écrite en ce qui concernait l’identification d’idées principales de textes écrits et le recours à la structure de certains types textes pour en écrire. D’autre part, on a constaté qu’ils avaient acquis des connaissances concernant des comportements favorisant la durabilité environnementale. |
Description: | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/13232 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tese_SusanaFerreira.pdf | 5.26 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.