Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/13048
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorZancanaro, Airtonpt
dc.contributor.authorTodesco, Josépt
dc.contributor.authorDandolini, Gertrudespt
dc.contributor.authorRamos, Fernandopt
dc.date.accessioned2014-12-19T12:28:55Z-
dc.date.available2014-12-19T12:28:55Z-
dc.date.issued2014-11-
dc.identifier.isbn978-989-8753-08-3-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/13048-
dc.description.abstractO movimento Openness baseia-se na ideia de que conhecimento é um bem público e pode ser disseminado e compartilhado livremente na Web. Os Recursos Educacionais Abertos (REA), por sua vez, têm como objetivo promover a qualidade e a inovação do sistema educacional, por meio de práticas colaborativas nas quais os recursos são disseminados e disponibilizados abertamente. Para que isto seja possível as tecnologias e, mais especificamente, os repositórios de recursos educacionais são considerados importantes nessa ação. Com base na análise da literatura sobre REA e associando aos fatores de sucesso para a disseminação do conhecimento, apontados por Hutchinson and Huberman (1994), foi possível propor um conjunto de oito requisitos necessários para que um repositório de REA favoreça a disseminação do conhecimento. Estes requisitos poderão auxiliar em uma nova configuração de repositórios específicos para REA de modo que a reutilização seja favorecida.pt
dc.description.abstractThe Openness movement is based on the idea that knowledge is a public good and can be disseminated and shared freely on the Web. The Open Educational Resources (OER), however, are intended to promote the quality and innovation of the educational system, through collaborative practices in wich the resources are disseminated and made available openly. In order to make this possible, technologies and more specifically, the repositories of educational resources are considered important in this action. Based on the analysis of the literature on OER and associating the successful factors for dissemination of knowledge, singled out by Hutchinson an Hurberman (1994), it was possible to propose a set of eight needed requirements for a repository of OER which encourage the dissemination of knowledge. These requirements may help in a new configuration of specific repositories for OER so that reusing them is favored.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherIEULpt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectRecursos Educacionais Abertospt
dc.subjectDisseminação do Conhecimentopt
dc.subjectRepositórios de REApt
dc.subjectRequisitospt
dc.subjectREApt
dc.subjectopenAccesspt
dc.titleUma proposta de requisitos para repositórios de recursos educacionais abertos com foco na disseminação do conhecimentopt
dc.typeconferenceObjectpt
dc.peerreviewedyespt
ua.publicationstatuspublishedpt
ua.event.date14-16 Novembro, 2014pt
ua.event.typecongresspt
degois.publication.firstPage1415pt
degois.publication.lastPage1423pt
degois.publication.locationLisboapt
degois.publication.titleAprendizagem Online: atas do III Congresso Internacional das TIC na Educaçãopt
dc.relation.publisherversionhttp://ticeduca2014.ie.ul.pt/pt
Appears in Collections:DigiMedia - Comunicações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
30.pdf7.36 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.