Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/1301
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMarques, Luís Manuel Ferreirapor
dc.contributor.authorTavares, Ana Maria Fernandes Silvapor
dc.coverage.spatialAveiropor
dc.date.accessioned2011-04-19T13:38:00Z-
dc.date.available2011-04-19T13:38:00Z-
dc.date.issued2006por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/1301-
dc.descriptionMestrado em Ensino de Geologia e Biologiapor
dc.description.abstractA ocorrência de reformas educativas, na generalidade dos países ocidentais, têm como fim mudar orientações no ensino das diversas disciplinas, nomeadamente no das ciências. Estudos publicados em revistas internacionais vêm apontando nesse sentido. É neste enquadramento que surge o presente estudo. No âmbito da Revisão Curricular enunciada pelo Ministério da Educação, em 1997, foi delineado um Programa de Formação no Ensino Experimental das Ciências. Era objectivo deste programa dar formação especializada a professores em novas abordagens do ensino das ciências, de forma a que estes pudessem, posteriormente, dar apoio a professores que não participaram no programa supracitado. Os professores que concluíram a primeira edição deste programa constituem a população que foi alvo deste estudo. Definiu-se como problema de investigação a questão “Qual a natureza e o impacte da proposta de formação vivenciada pelos professores participantes?”. Do ponto de vista metodológico procedeu-se à analise das finalidades da formação, bem como o seu enquadramento epistemológico e metodológico. Posteriormente procedeu-se à elaboração dum questionário a responder pelos docentes participantes. Dos 31 questionários enviados, 23 foram devolvidos. A análise das respostas dadas possibilitou conhecer o que os professores dizem ser as suas práticas (de docência e de acompanhamento do ensino das ciências) e qual o impacte da formação sobre as mesmas. Os resultados obtidos indiciam que ocorreram mudanças nas práticas dos docentes a diversos níveis, nomeadamente, na implementação de trabalho prático. No entanto, os mesmos resultados alertam para a importância de factores, de vária ordem, como os decorrentes do funcionamento da organização escolar (a nível da sua estrutura física, administrativa e social) que podem condicionar o complexo processo da introdução de mudanças no ensino das ciências. ABSTRACT: The occurrence of educational reforms in almost all western countries has the aim of introducing changes in the teaching of different subjects namely in sciences. International periodic publications specialized in science education reveal an increase of articles of experiences associated with the implementation of educational reforms. The objectives of these articles are on the one hand to contribute to detecting difficulties and obstacles related to the system where one intends to implement these changes and on the other hand to propose strategies and resources capable of meeting the needs and overcome any obstacles that may arise. It is in this context that we carry out the present study. Bearing in mind the forthcoming curricular reform announced by the Ministry of Education in 1997 a training programme in the teaching of experimental sciences was drawn up. The aims of this programme were to train teachers in the innovative teaching of sciences and to serve as advisors to those teachers that were not on the programme. The group of teachers who participated in the first training programme served as the population in study. The following question constitutes the problem of this research work “What is the nature and impact of the training proposal experienced by the participant teachers?”. In the methodological point of view the training aims, as well as its epistemological and methological context was analysed. Then a questionnaire was done. Of the 31 teachers that made up the population in study 23 answered this questionnaire. By analysing the obtained data we were informed of what teachers say to be their practice (as teachers and as advisors to fellow teachers) and of the impact that the training action had on them. The results indicate that there were changes in the teaching practices at various levels with special emphasis on the approach to practical work in sciences. Nevertheless these same results highlight the importance of various factors that condition the changes that one wants to implement. For example the ones related the running of the school organisation (as for as its physical, administrative and social structures are concerned) which can restrict the complex process of the introduction of chances in the teaching of sciences.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.relation.urihttp://opac.ua.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000200105por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino das ciênciaspor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectOrientação pedagógica de professorespor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.subjectMudança educativapor
dc.titleO trabalho prático e a formação de professores de ciências : perspectivas para um ensino renovadopor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2007001366.pdf2.09 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.