Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/12984
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dc.contributor.authorSantos, Carlospt
dc.contributor.authorPedro, Luíspt
dc.contributor.authorRamos, Fernandopt
dc.date.accessioned2014-12-16T13:00:20Z-
dc.date.available2014-12-16T13:00:20Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.isbn978-989-97890-3-6-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/12984-
dc.description.abstractA utilização de serviços da Web Social ou Web 2.0 em contexto educativo tem vindo a revelar-se como uma prática com potencial para induzir transformações significativas ao nível do processo de ensino e aprendizagem e também ao nível do papel das próprias Instituições de Ensino Superior (IES). A utilização destas tecnologias em contexto educativo pode potenciar o desenvolvimento eficaz da comunicação, da partilha e da colaboração entre os membros de uma comunidade, contribuindo para a promoção de aprendizagens relevantes e mais significativas para os respectivos membros.No entanto, a utilização das tecnologias educativas por parte das IES, na sua larga maioria, centra-se ainda na utilização de soluções do tipo LMS (Learning Management Systems) que tendem a replicar práticas e hábitos de gestão institucionais conservadoras, mais em linha com as abordagens pedagógicas tradicionais do que com os conceitos inovadores da Web Social, mais centrados nos utilizadores, na promoção dos seus interesses de aprendizagem e na construção colaborativa de conhecimento. Esta abordagem institucional proporciona, assim, uma espécie de "divórcio tecnológico" entre os estudantes e as estruturas institucionais e, frequentemente, mesmo entre estas e os professores mais inovadores que procuram soluções tecnológicas externas para promover, de forma mais eficaz e abrangente, a comunicação e partilha com os seus estudantes. Com a plataforma SAPO Campus1, um projeto de investigação e desenvolvimento conceptualizado e desenvolvido na Universidade de Aveiro em parceria com a PT Comunicações/SAPO, é disponibilizada uma solução tecnológica que, apesar do suporte institucional, tem por base os serviços, conceitos e abordagens sociais das ferramentas da Web Social. Com esta comunicação, pretende-se apresentar os conceitos fundadores da plataforma SAPO Campus e as soluções encontradas para a sua implementação e discutir o potencial de inovação disruptiva que estas tecnologias podem apresentar para as IES.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherAssociação FORGESpt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino superiorpt
dc.subjectTecnologiaspt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectWeb 2.0pt
dc.subjectWeb Socialpt
dc.subjectPLEpt
dc.titleSAPO Campus: uma nova abordagem à promoção de tecnologias educativas no Ensino Superiorpt
dc.typeconferenceObjectpt
dc.peerreviewedyespt
ua.publicationstatuspublishedpt
ua.event.date4-6 Dezembro, 2013pt
ua.event.typeconferencept
degois.publication.title3ª Conferência FORGES: Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesapt
dc.relation.publisherversionhttp://www.aforges.net/pt
Appears in Collections:DigiMedia - Comunicações

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