Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/12959
Title: A motivação e a experiência de fluxo no ensino de artes visuais
Author: Carreira, Ana Cristina Sarraipa
Advisor: Dias, Luís Nuno Coelho
Keywords: Educação artística
Artes visuais - Ensino básico 3º ciclo
Motivação intrínseca
Motivação dos alunos
Motivação para a aprendizagem
Defense Date: 2013
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente relatório visa contribuir para a compreensão da motivação intrínseca e da experiência fluxo (Csikszentmihaly, 1975) no ensino das artes visuais. O conceito de fluxo, que caracteriza a experiência de envolvimento profundo num desafio, e a teoria da autodeterminação de Deci e Ryan (1985), que caracteriza a motivação como um continuum, são os dois principais modelos teóricos utilizados neste estudo. O desafio pedagógico onde se enquadra o estudo é o projeto coletivo “Ilustra’mar”. A partir desta atividade, pretende-se analisar a variação da motivação intrínseca dos alunos e como esta influencia o seu desempenho, permitindo que estes experienciem o fluxo, o que implica o prazer na aprendizagem. A metodologia assenta na análise dos dados, comparando os resultados obtidos nos dois questionários entregues aos alunos no inicio e no fim da atividade, cruzados com os dados da observação participante e os dados da avaliação final dos trabalhos dos alunos. Do cruzamento e análise da informação apurou-se que a participação no desafio “Ilustra’mar” possibilitou aos alunos a identificação um numero significativo de componentes identificados por Csikszentmihaly para definir uma experiência de fluxo: equilíbrio entre desafios e habilidades, objetivos claros, concentração na atividade, controlo da situação e distorção do tempo. Foi ainda possível observar que o estudo teve repercussões positivas no comportamento e motivação intrínseca dos alunos para a disciplina de Educação Visual no 9ºano.
The present report aims to contribute to the understanding of inherent motivation and the flow experience (Csikszentmihaly, 1975) in the teaching of the visual arts. The concept of flow, that characterizes the experience of deep involvement in a challenge, and the self-determination theory by Deci and Ryan (1985), that characterizes the motivation as a continuum, are the two major theoretical models used in this study. The pedagogical challenge, in which the study is framed, is the collective project “Ilustra’mar”. For this activity, it is intended to analyze the variation of the inherent motivation of the students and how it influences their performances, allowing them to experience the flow, which implies the pleasure in learning. The methodology is determined upon data analysis, by comparing the results obtained in the two questionnaires handed to the students, both at the beginning and ending of the activity and cross-checking them with data about participant observation and data related to the final evaluation of the students’ works. From the cross-check and analysis of the information, it came clear that the participation in the challenge “Ilustra’mar” made possible to the students to identify a significant number of components, previously identified by Csikszentmihaly to define a flow experience: equilibrium between challenges and skills, clear objectives, focus on the activity, control of the situation and distortion of the sense time. Nevertheless, it was possible to verify that this study had positive repercussions in the behaviour and intrinsic motivation of the students who attend the 9th form in the Visual Education discipline.
Description: Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10773/12959
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A motivacao e a experiencia de fluxo no ensino de artes visuais.pdf36.87 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.