Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/12799
Title: Compreensão na leitura e alimentação saudável na educação pré-escolar
Author: Carvalho, Ana Patrícia da Silva
Advisor: Sá, Cristina
Keywords: Educação pré-escolar
Expressão oral
Educação para a saúde
Educação alimentar
Desenvolvimento das crianças
Literatura infantil
Compreensão da leitura
Defense Date: 2013
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente estudo pretendia cruzar a área do Conhecimento do Mundo (Ciências Naturais) e o domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita (Leitura). Pretendia-se promover o conhecimento do mundo (relacionado com a alimentação saudável) em crianças a frequentar a Educação Pré-Escolar (3 a 5 anos de idade), através da exploração de textos de diversos tipos, incluindo álbuns infantis. Paralelamente, trabalhamos com as crianças estratégias centradas na compreensão na leitura, nomeadamente a identificação de ideias principais de textos e temas a eles associados e a formulação de hipóteses e sua confirmação/infirmação. Recolhemos dados relativos ao desempenho das crianças em compreensão na leitura e às aprendizagens na área de Conhecimento do Mundo, a partir das atividades em que estas participaram. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que as crianças tinham efetivamente evoluído em termos de compreensão na leitura e adquirido conhecimentos relacionados com a alimentação saudável e hábitos que podem conduzir a uma melhor qualidade de vida.
This study aimed to develop competences in reading comprehension and promote the knowledge in Sciences (concerning healthy nutrition) in children attending a kindergarten (3-5 year old) through the use of picture books. With this purpose, we conceived and applied a didactic intervention which concerned two content areas: mother tongue and sciences. It was focused on tasks involving the use of certain reading strategies: producing hypotheses before reading, gathering information while reading, validating the hypotheses after reading and identifying main ideas in texts. We collected data on the performance of the children that took part in this experiment, through the activities included in the didactic intervention. The content analysis of the data revealed that these children had improved in reading comprehension and acquired knowledge concerning healthy nutrition and appropriate behavior for a healthy life.
Cette étude avait pour but d’identifier le rôle joué par le recours à certaines stratégies de lecture dans le développement de compétences en compréhension écrite, ainsi que dans l’acquisition de connaissances en sciences à travers le recours à des albums pour enfants. Par conséquent, on a mené à bout une intervention didactique comprenant des tâches demandant le recours à la formulation d’hypothèses avant la lecture, au recueil d’information pendant la lecture, à la validation des hypothèses posées après la lecture et à l’identification d’idées principales dans les textes. Tous les textes utilisés permettaient d’étudier les caractéristiques d’une alimentation saine. Ce travail a été fait avec des enfants âgés entre 3 et 5 ans. On a recueilli des données concernant la performance des enfants en compréhension écrite et leurs apprentissages en Sciences, à partir des tâches intégrées dans l’intervention didactique. L’analyse de contenu des données a révélé que ces enfants avaient amélioré leurs compétences en compréhension écrite à différents niveaux. D’autre part, on a constaté qu’ils avaient acquis des connaissances concernant non seulement des principes pour une alimentation adéquate, mais aussi des conduites à adopter pour mener une vie saine.
Description: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/12799
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdftese9.15 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.