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http://hdl.handle.net/10773/12784
Title: | Contributos para um papel da improvisação no ensino do violino |
Author: | Trigo, Luís Augusto |
Advisor: | Silva, Paulo Maria Ferreira Rodrigues da |
Keywords: | Ensino de música Violino - Ensino Técnicas musicais Estratégias de ensino Estratégias da aprendizagem Improvisação (música) |
Defense Date: | 2014 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O presente estudo é uma reflexão pessoal acerca do recurso a exercícios de
improvisação e formação auditiva como estratégias de ensino aplicadas ao
contexto das aulas de violino no ensino vocacional da música. Partindo da
observação de que estas práticas não são geralmente contempladas nos
planos de estudo do ensino instrumental e da constatação de que as
competências auditivas e criativas não estão também particularmente
desenvolvidas na população dos estudantes de música, foi delineado um
conjunto de sessões experimentais e feito um estudo sobre a sua aplicação
prática. A opção pelos exercícios de improvisação fundamentou-se numa
pesquisa acerca desta prática musical, do seu lugar na História da Música e no
ensino e da sua ligação com o desenvolvimento de competências auditivas e
criativas. O estudo baseou-se numa perspectiva metodológica de investigaçãoacção,
concretizada numa série de dez sessões ministradas a três alunos de
violino. Estas consistiram num plano de exercícios de imitação, discriminação
auditiva e improvisação cujo objectivo foi a aquisição de vocabulário musical e
sua posterior aplicação de forma independente e criativa sobre uma base
harmónica de canções de cariz infantil ou tradicional. Uma avaliação contínua
da prestação dos alunos durante as sessões e uma análise musical das suas
intervenções instrumentais proporcionaram uma série de reflexões que
apontam para o contributo positivo que estas práticas podem oferecer ao
ensino da música em geral, e de um instrumento em particular. This study is a personal reflection on the use of improvisation and ear training exercises as teaching strategies to be applied on violin classes in music schools. The observation that these practices are not widely used in instrumental teaching and that aural and creative skills are not particularly well developed amongst music students led to the development of this set of experimental sessions and a subsequent study on their practical application. The option for improvisation exercises was based on a research on this musical practice, its place in Music History and teaching and its connection to the development of aural and creative skills. This study followed the methodological line of action-research, carried out through a series of ten teaching sessions involving a group of three violin students. These sessions consisted of a set of imitation, ear discrimination and improvisation exercises aiming at the acquisition of musical vocabulary then to be applied in an independent and creative fashion over the harmonic structure of simple traditional style songs. A continuous assessment of the students' interventions and a musical analysis of their instrumental playing led to a series of reflections that point to the positive contribution that these practices can offer to music teaching in general and to instrumental teaching in particular. |
Description: | Mestrado em Ensino de Música |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/12784 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
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