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http://hdl.handle.net/10773/12637
Title: | Intercompreensão e poesia : promoção da consciência lexical no 1º CEB |
Author: | Vasconcelos, Ana Catarina Gonçalves |
Advisor: | Martins, Filomena Rosinda de Oliveira |
Keywords: | Educação pré-escolar Intercompreensão Plurilinguismo Prática pedagógica Línguas românicas - Poesia |
Defense Date: | 2013 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O presente Relatório Final de Estágio foi desenvolvido no âmbito das unidades curriculares Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário de Investigação Educacional e apresenta um estudo que teve como objetivo principal compreender a forma como a intercompreensão e a sua exploração, nos primeiros anos de escolaridade, com recurso à poesia em diferentes línguas românicas, poderá conduzir à promoção de uma educação para o plurilinguismo e ao desenvolvimento da competência lexical e semântica. De maneira a dar resposta aos objetivos e questões de investigação, desenvolvemos um projeto de intervenção didática, denominado A Poesia na Casa das Línguas, com a duração de seis sessões, implementado numa turma do 2º ano de escolaridade, numa escola da região de Aveiro. Através das atividades desenvolvidas, pretendemos compreender quais as estratégias de intercompreensão utilizadas, pelos alunos, para aceder ao significado de enunciados escritos em línguas românicas, tendo em vista o desenvolvimento da consciência lexical e semântica. O projeto que desenvolvemos assenta numa metodologia de carácter qualitativo, com características de investigação-ação, sendo que os métodos e instrumentos de recolha de dados que utilizámos foram a observação participante, o registo de videogravação, as fichas de atividades dos alunos e notas de campo, optando-se pela análise de conteúdo como método de análise. Os resultados que obtivemos permitem-nos concluir que atividades de intercompreensão, orientadas para a observação e manipulação de unidades linguísticas em diferentes línguas românticas, concorrem para o desenvolvimento da consciência linguística e cultural dos alunos, aumentando o seu capital lexical. The current final trainee report was elaborated within the components of supervised pedagogic practice and seminar of investigation in education. It presents a study, which main goal was to understand how intercomprehension and its exploration, in the early learning years, appealing to poetry in different Romance languages, may lead both to the promotion of an education for plurilingualism and development of lexical and semantic competences. In order to attain our goals and answer our research questions, we conceived a didactic intervention project, called Poetry in the House of Languages, which was carried out in six sessions in a second grade class at a school in Aveiro. Through the developed activities we intended to comprehend the intercomprehension strategies used by the pupils so as to understand the meanings of written texts in romance languages. We also aimed at the development of lexical and semantic competences. The Project we developed is based on a methodology of qualitative nature with features of action-research. As methods and data collection instruments we used the following: participative observation, video recording register, pupils’ worksheets and field annotations. As method of analysis we privileged the analysis of content. The results enable us to conclude that intercomprehension activities, oriented towards the observation and manipulation of linguistic units in different romance languages, contribute to develop the pupils’ linguistic and cultural conscience, enlarging their lexical knowledge. |
Description: | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/12637 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
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