Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/12511
Title: Estratégias de comunicação ao serviço da melhoria contínua
Author: Graça, Maria Manuel Marques da
Advisor: Roberto, Teresa
Alvelos, Helena
Keywords: Línguas e relações empresariais
Comunicação nas organizações
Liderança
Defense Date: 31-Jul-2013
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Na conjuntura atual, as empresas têm de ser cada vez mais competitivas e eficientes, e, para isso, necessitam de melhorar continuamente os seus processos. Seguindo o imperativo de melhoria contínua e as exigências da conjuntura atual, a Bosch implementou uma nova abordagem de melhoria contínua – o LeaderCIP. O objetivo do LeaderCIP é trabalhar diariamente em busca da excelência, devendo ser sempre suportado e guiado pelo líder (chefia). Este projeto tem assim como principal objetivo desenvolver estratégias de comunicação e ação, que permitam mobilizar os colaboradores do Departamento de Logística a participarem de forma ativa no processo de melhoria contínua, bem como tornar o processo de LeaderCIP claro, normalizado e enraizado no departamento. As estratégias implementadas revelaram-se eficazes e são exemplo de sucesso, de maior envolvimento, motivação e empenho no processo de melhoria contínua, bem como da melhoria do nível de maturidade LeaderCIP, no seu todo.
Nowadays companies have to be more and more efficient and competitive in order to overcome current challenges. Thus, there is the need to improve their processes continuously. Following this need for continuous improvement and the current demands of worldwide competition, Bosch has implemented a new approach to continuous improvement – LeaderCIP. The main target of LeaderCIP is the continuous improvement of processes on a daily basis, driven and supported by the leader. As its main target, this project has to develop and implement strategies to enhance LeaderCIP process in the Logistics Department so that it may become more familiar to the associates, leading to a more effective commitment and participation in the CIP activities. The implemented strategies led to overall positive results, higher commitment, increased motivation and a better participation of associates. Besides that, they contributed to the improvement of the process as a whole as well as to attaining its maturity level.
Description: Mestrado em Línguas e Relações Empresariais
URI: http://hdl.handle.net/10773/12511
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UA - Dissertações de mestrado

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