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dc.contributor.advisorRoebeling, Peter Cornelispt
dc.contributor.advisorSilva, Maria Teresa Fidélispt
dc.contributor.authorBaptista, Cátia Sofia Borgespt
dc.date.accessioned2014-06-02T11:07:42Z-
dc.date.available2014-06-02T11:07:42Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/12366-
dc.descriptionMestrado em Engenharia do Ambientept
dc.description.abstractO crescimento populacional, aliado ao êxodo rural, tem conduzido à expansão das cidades em áreas contestadas. Um dos riscos inerentes à expansão urbana é o risco de inundação, potenciado pela construção desregrada junto a corpos de água, bem como, pela impermeabilização dos solos que conduz, nomeadamente, à alteração dos fluxos naturais. Por outro lado, a ocorrência de fenómenos intensos de precipitação é cada vez mais frequente, pelo que é importante perceber de que forma as cidades se podem adaptar de modo a reduzir o risco ou pelo menos minimizar os seus danos. O objetivo da presente dissertação é avaliar o benefício da infraestrutura verde/azul no controlo das cheias na cidade de Aveiro. Para tal procedeu-se à análise do custo de cheia para esta cidade. Mostrou-se que o custo total para a estrutura e recheio do edificado podem variar entre um mínimo de 9,72 e 0,33 e um máximo de 57,14 e 19,01 milhões de euros, respetivamente. A análise da infraestrutura verde/azul no controlo de cheia mostra que há benefícios na utilização destes espaços (entre 9,7 e 16,2 para a estrutura e 0,33 e 2,92 milhões de euros para o recheio). O benefício apresenta valores reduzidos, em alguns casos, dado os volumes de inundação serem muito elevados e as áreas verdes/azuis com capacidade de retenção reduzidas. Em termos económicos, a aposta na minimização dos danos de eventos mais frequentes resulta em ganhos superiores para o Município. Sugere-se ainda um estudo mais aprofundado de todas as estruturas com capacidade de retenção, assim como, a adoção de outros tipos de soluções de controlo de cheia, incluindo a utilização de pavimentos permeáveis, criação de espaços verdes/azuis nas zonas mais elevadas da cidade e a inibição da construção em áreas adjacentes a cursos de água.pt
dc.description.abstractPopulation growth, coupled with rural exodus has been leading to urban expansion in contested areas. One of the inherent risks of urban sprawl is the risk of flooding, boosted by unregulated building adjacent to water bodies, as well as by soil impermeabilization which leads, in particular, the alteration of natural flow streams. Moreover, the occurrence of intense precipitation phenomena is increasingly common, so it is important to understand how cities can adapt to reduce the risk or at least minimize their damage. The main goal of this thesis is to evaluate the benefit of green/blue infrastructure in flood control in the city of Aveiro. Therefore, an analysis on the flood costs in Aveiro was conducted. It has been shown that the total flood costs for built up areas can vary between a minimum of 9.72 and 0.33 and a maximum of 57.14 and 19.01 million euros, for structure and content respectively. The analysis of green/blue infrastructure in flood control shows that there are benefits in using these spaces (between 9.7 and 16.2 for the structure and 0.3 and 2.9 million euros for the content. However, the overall benefits of using these spaces are low, since in some cases the volumes of flooding are very high and the green/blue areas have reduced retention capacity. In economic terms, the focus on minimizing damage from more frequent events results in higher earnings for the city. Further studies of all structures with water retention capacity are needed as well as the adoption of other types of flood control solutions, such as the use of permeable pavements, creation/rehabilitation of green/blue spaces in the higher areas of the city and ban construction adjacent to waterways areas.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEngenharia do ambientept
dc.subjectCrescimento urbanopt
dc.subjectCheias - Aveiro (Portugal)pt
dc.subject.otherInfraestrutura verde/azulpt
dc.subject.otherControlo de cheiapt
dc.subject.otherCusto de cheiapt
dc.subject.otherBenefíciopt
dc.titleBenefícios da infraestrutura verde/azul para o controlo de cheiaspt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201570017-
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UA - Dissertações de mestrado

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