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dc.contributor.advisorAlmeida, Patrícia Glória Soares de Albergaria dept
dc.contributor.advisorAlmeida, Ana Margarida Piscopt
dc.contributor.authorCastro, Lídia Maria Valente e Oliveirapt
dc.date.accessioned2014-05-21T11:54:13Z-
dc.date.available2014-05-21T11:54:13Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/12288-
dc.descriptionMestrado em Didácticapt
dc.description.abstractO sucesso e a inclusão serena dos alunos com Currículo Específico Individual (CEI) na sociedade depende, em grande medida, do conhecimento que temos destas crianças e jovens e das estratégias utilizadas para promover a sua autonomia. Considerando que a escola é um dos principais contextos de promoção da inclusão, observamos, muitos casos de dificuldades ao nível da proposta de currículos adequados para os alunos que usufruem da medida “currículo específico individual”, ao abrigo do artigo 21.º do Decreto-Lei n.º 3/2008. O trabalho aqui apresentado tem como objetivo principal mostrar um conjunto de estratégias que podem ser aplicadas em contexto de sala de aula, na disciplina de Ciências Naturais do 7.º ano, com uma aluna de CEI. A investigadora, exercendo funções de coadjuvação na disciplina, assumiu o papel de observadora participante. Foram recolhidos diversos dados através de entrevistas, análise documental e notas de campo, o que permitiu a planificação e implementação de seis atividades específicas, enquadradas na temática do vulcanismo, ajustadas à aluna em estudo. Na revisão da literatura deu-se especial atenção às questões relacionadas com a educação em ciências e a sua importância quando aplicadas aos alunos com CEI, bem como às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) que também fizeram parte de algumas aulas planificadas. Os resultados alcançados permitiram-nos demonstrar que desistir não é uma palavra bem-vinda quando se trata de lecionarmos para alunos com CEI. A melhor palavra é estratégia: estratégia de motivação e de enquadramento das necessidades diagnosticadas que permita compreender, que expectativas estas crianças e jovens criam dentro de si face ao ensino e à sua vida. Uma estratégia metodologicamente apoiada no papel dos professores, meios imprescindíveis para o alcance do conhecimento dos alunos com CEI. Com este estudo verificámos ainda que o ensino das ciências é benéfico para os alunos com CEI, desde que adaptado ao seu perfil de funcionalidade e tendo presente as suas vivências e contextos reaispt
dc.description.abstractThe success and the peaceful integration of students with an individual curriculum in our society depends largely on our knowledge of these children and young adults and of the strategies used to promote their autonomy. Considering that the school is one of the main factors of promoting inclusion, we can observe much difficulty at the level of proposing adequate curricula to students that benefit from the measure “individual curriculum” under article 21 of Law 3/2008. This thesis has the main purpose of showing a set of strategies that can be implemented in the classroom, in 7th-grade Science with a student with the aforementioned profile. The researcher, assuming an assisting role in the subject area,became a participating observant. Several data were received through interviews, bibliographical research, and investigation notes, allowing the planning and implementation of six specific activities, within the theme of vulcanism, adjusted to the aforementioned student. In bibliographical review special attention was given to questions related to teaching science and its importance when applied to students with an individual curriculum, as well as the technology which was also part of some of the planned lessons. The results let us show that giving up is not acceptable when teaching this type of students. The best word is strategy: how to motivate and to adjust to the diagnosed needs which will allow us to understand them, which expectations these children and young adults create about themselves in respect to education and to life. A strategy methodologically supported in the role of teachers, the indispensable tools to know these students. With this study we see that teaching science is beneficial to students with an individual curriculum, as long as it is adapted to its functional profile and having in mind their experiences and real-life contexts.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino das ciênciaspt
dc.subjectNecessidades educativas especiais - desenvolvimento dos currículospt
dc.subjectDesenvolvimento das competênciaspt
dc.subjectEstratégias da aprendizagempt
dc.subjectParalisia cerebralpt
dc.titleO ensino das ciências: o caso de uma aluna com paralisia cerebral: proposta e estudo de estratégias para a temática do vulcanismopt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201582457-
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DEP - Dissertações de mestrado

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