Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/12264
Título: | Emoções no ensino instrumental : aplicação da teoria de Juslin |
Autor: | Moreira, Luís Rafael de Pinho |
Orientador: | Correia, Jorge Salgado |
Palavras-chave: | Ensino da música - Teses de mestrado Música instrumental Violino - Teoria de Juslin Estratégias da aprendizagem Técnicas musicais - Emoções |
Data de Defesa: | 2013 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | O presente estudo incide sobre a influência das emoções na aprendizagem de
um instrumento, no caso deste projeto o estudo incidiu o seu foco no Violino.
Mais concretamente, com este estudo, pretendeu-se aprofundar uma teoria
proposta por Juslin (2001) sobre como aplicar várias emoções numa obra e
verificar a sua aplicabilidade no ensino. Pretendeu-se deste maneira formar um
ponto de referencia para os professores de instrumento de forma a tornaram
os seus alunos mais expressivos.
O objeto de estudo foram dois grupos constituídos por alunos da Academia de
Música de Costa Cabral, em que um dos grupos era ouvinte e o outro grupo
era executante.
A recolha de dados foi feita com experiências, através de duas performances,
uma audição de classe e através de questionários e entrevistas efetuadas quer
aos alunos intervenientes, quer a professores de Violino.
Os resultados obtidos indicaram uma positiva aplicabilidade da teoria de Juslin
(2001) no ensino, verificando-se uma significativa evolução nos alunos
relativamente à sua expressividade. This study focuses on the influence of the emotions when it comes to the learning of musical instrument. In this case, the study was focused on the violin and its main goal was to develop a theory suggested by Juslin (2001) on how to apply several emotions on a musical piece and check its applicability in teaching. This way, we intended to create a reference point so that instrument teachers have the possibility to turn their students more expressive. Two groups of students from Academia de Música de Costa Cabral were the study object. One was the listener, the other was the performer. The data collection was held through experiments, trough two performances, one class audition and questionnaires and interviews to the students and to the violin teachers involved in the process. The final results showed a positive applicability of Juslin’s theory (2001) in teaching, with a significant evolution on students when it comes to their expressivity. |
Descrição: | Mestrado em Ensino de Música |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/12264 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.