Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/1216
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorZoudilkine, Evguenipor
dc.contributor.advisorNegreiros, Vasco Manuel Paiva de Abreu Trigo depor
dc.contributor.authorMonteiro Fernandez, Humbertopor
dc.coverage.spatialAveiropor
dc.date.accessioned2011-04-19T13:35:35Z-
dc.date.available2011-04-19T13:35:35Z-
dc.date.issued2010por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/1216-
dc.descriptionMestrado em Músicapor
dc.description.abstractEsta investigação debruça-se sobre a obra Tetragrammaton IV para multipercussão solo, do compositor brasileiro Roberto Victorio. Foi relevante associarmos o nosso estudo performativo a dois significativos aspectos: a cosmologia do filósofo Jacob Boehme, velada nos códigos composicionais desta peça, e os referenciais da música ritual existentes em culturas extraocidentais e na música de concerto em questão. Este trabalho apresenta soluções interpretativas para as problemáticas inerentes a esta obra, implementando uma ferramenta criativa e inovadora para os percussionistas e os compositores: as baquetas Ritual. Nesta dissertação, constata-se o quanto pode ser instigante e enriquecedor para a performance o estabelecimento de um prisma sobre uma criação musical ambientada no século XXI, referenciada na sacralidade musical e nas simbologias arcanas.por
dc.description.abstractThis research analyzes the multi-percussion solo work Tetragrammaton IV, a Brazilian Roberto Victorio composition. In our present approach, it was relevant associating the performative elements to two other significant ones: the cosmology of the philosopher Jacob Boehme, hidden in the compositional codes of this Roberto Victorioʼs work, and the ritual music references, remarkably brought from non-occidental and concert music traditions. We bring interpretative solutions to the inherent problems of this musical work by implementing a creative and innovative tool for percussionists and composers: the Ritual Percussion-Sticks. This dissertation evidences how can be instigating and enriching, in the field of performance, to establish a point of view and an analysis about a musical composition landscaped on twenty-first century, referenced on the musical sacrality and Arcane simbologies.-
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.relation.urihttp://opac.ua.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000231879por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMusicologiapor
dc.subjectAnálise musicalpor
dc.subjectInterpretação musicalpor
dc.titleTetragrammaton IV: multipercussão e música ritual em Roberto Victoriopor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010000526.pdf3.45 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.