Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/1216
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Zoudilkine, Evgueni | por |
dc.contributor.advisor | Negreiros, Vasco Manuel Paiva de Abreu Trigo de | por |
dc.contributor.author | Monteiro Fernandez, Humberto | por |
dc.coverage.spatial | Aveiro | por |
dc.date.accessioned | 2011-04-19T13:35:35Z | - |
dc.date.available | 2011-04-19T13:35:35Z | - |
dc.date.issued | 2010 | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/1216 | - |
dc.description | Mestrado em Música | por |
dc.description.abstract | Esta investigação debruça-se sobre a obra Tetragrammaton IV para multipercussão solo, do compositor brasileiro Roberto Victorio. Foi relevante associarmos o nosso estudo performativo a dois significativos aspectos: a cosmologia do filósofo Jacob Boehme, velada nos códigos composicionais desta peça, e os referenciais da música ritual existentes em culturas extraocidentais e na música de concerto em questão. Este trabalho apresenta soluções interpretativas para as problemáticas inerentes a esta obra, implementando uma ferramenta criativa e inovadora para os percussionistas e os compositores: as baquetas Ritual. Nesta dissertação, constata-se o quanto pode ser instigante e enriquecedor para a performance o estabelecimento de um prisma sobre uma criação musical ambientada no século XXI, referenciada na sacralidade musical e nas simbologias arcanas. | por |
dc.description.abstract | This research analyzes the multi-percussion solo work Tetragrammaton IV, a Brazilian Roberto Victorio composition. In our present approach, it was relevant associating the performative elements to two other significant ones: the cosmology of the philosopher Jacob Boehme, hidden in the compositional codes of this Roberto Victorioʼs work, and the ritual music references, remarkably brought from non-occidental and concert music traditions. We bring interpretative solutions to the inherent problems of this musical work by implementing a creative and innovative tool for percussionists and composers: the Ritual Percussion-Sticks. This dissertation evidences how can be instigating and enriching, in the field of performance, to establish a point of view and an analysis about a musical composition landscaped on twenty-first century, referenced on the musical sacrality and Arcane simbologies. | - |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade de Aveiro | por |
dc.relation.uri | http://opac.ua.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000231879 | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Musicologia | por |
dc.subject | Análise musical | por |
dc.subject | Interpretação musical | por |
dc.title | Tetragrammaton IV: multipercussão e música ritual em Roberto Victorio | por |
dc.type | masterThesis | por |
thesis.degree.level | Mestrado | por |
thesis.degree.grantor | Universidade de Aveiro | por |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2010000526.pdf | 3.45 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.