Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/12169
Title: | Estudo de um programa de informação cultural para uma webrádio: estudo de caso do programa GPS da r@dio ás |
Author: | Pinto, Lisa Daniela Nunes |
Advisor: | Ramos, Fernando Manuel dos Santos |
Keywords: | Comunicação multimédia Comunicações por rádio Sociedade da informação Rádio - Internet Programas de rádio - Aspectos sociais |
Defense Date: | 2013 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | A presente dissertação tem por objetivo principal estudar o paradigma das
webrádios comunitárias e verificar que caraterísticas deve ter um programa de
disseminação cultural de uma webrádio comunitária, de forma a influenciar
positivamente a participação e a perceção de valor desse programa por parte
das comunidades a que se dirige.
Para tal, foi desenvolvido para a webrádio r@dio ás o programa GPS – Guia
Cultural das Comunidades da r@dio ás, que pretende dar a conhecer aos ouvintes
as diferentes culturas de cada uma das comunidades que integram o projeto desta
webrádio.
O conteúdo do programa GPS, cuja emissão se iniciou em 11 de Fevereiro de
2012 e do qual foram já efetuadas setenta e seis emissões, centra-se na
divulgação da história, das tradições e dos eventos culturais que decorrem
semanalmente em cada uma das comunidades da webrádio r@dio ás.
A divulgação e promoção do programa são realizadas através de várias
plataformas de comunicação, nomeadamente cartazes, redes sociais
Facebook e Twitter, de uma mesa social interativa e nas emissões do
programa que decorrem semanalmente aos sábados entre as dez e as onze
horas.
Com este estudo verificou-se que o programa atingiu globalmente os seus
objetivos, dado que os ouvintes seguiram o roteiro do programa GPS,
visitaram monumentos e localidades, tendo também assistido a eventos
culturais divulgados nas emissões e nas páginas das redes sociais dedicadas
ao programa. Os ouvintes também participaram ativamente no programa,
divulgando informações culturais, gastronómicas e musicais, e interagindo
através das plataformas sociais criadas. The main goal of the present dissertation is to study the problem of communitarian webradios and to determinate which characteristics should a cultural dissemination program on a communitarian webradio have so it influences positively the participation on the program and the perception of its value by the target community. In order to do that, it was developed to the webradio r@dio as, the program GPS – Cultural Guide of r@dio ás communities, that intends to show the listeners the different cultures from each one of the communities that integrate this webradio’s project (Aveiro – Portugal; São Bernardo do Campo – Brazil; Santa Cruz – Cape Verde). The content of the program GPS, whose emission began in February’s eleventh of 2012 and of which were already made seventy six emissions, focuses on the disclosure of history, traditions and cultural events happen weekly in webrádio r@dio ás’ communities. The disclosure and promotion of the program are effects through several platforms of social desk and on the weekly emissions of the program, which happen on Saturdays between ten and eleven a.m. With this study, it was verified that the program’s goal were mainly achieved, given that the listeners followed the GPS’s itineraries, visited monuments and localities, and even assisted to cultural events disclosed on the emissions and on the program through the created social plataforms, disclosing cultural, gastronomic and musical information. |
Description: | Mestrado em Comunicação Multimédia |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/12169 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação.pdf | 1.66 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.