Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/12000
Title: Iniciação à investigação em educação matemática: exemplo de duas tarefas com recurso ao Geogebra
Author: Neto, Teresa Bixirão
Castro, Andreia de
Santana, Filipa
Órfão, Isabel
Keywords: Ensino secundário
Ensino básico
Investigação em matemática
Adequação didática
GeoGebra
Secondary and basic education
Mathematics research
Educational suitability
Educación secundaria
Investigación en las matemáticas
Idoneidad didáctica
Issue Date: 1-Jul-2013
Publisher: Departamento de Educação, Universidade de Aveiro
Abstract: Este texto apresenta algumas tarefas desenhadas no âmbito da unidade curricular, Seminário de Investigação em Didática, que se desenvolve em estreita ligação com a prática de ensino supervisionada, do mestrado em Ensino da Matemática no 3ºCEB e Secundário. As tarefas apresentadas têm como finalidade a reflexão sobre alguns princípios didático-matemáticos básicos, os quais permitem introduzir os critérios de adequação didática na análise de processos de ensino e de aprendizagem da matemática e motivar para a utilização do GeoGebra.
This paper presents present some tasks designed within the course ”Seminário de Investigação em Didática”, which is developed in close connection with the supervised teaching practice (of the master in teaching Mathematics in the Elementary and High School). The tasks presented are intended to reflect on some basic didactical principles of mathematic, which allow you to enter the criteria for suitability didactic analysis of the processes, in teaching and learning of mathematics, and to motivate the use of GeoGebra.
En éste artigose presentan algunas de las tareas diseñadas en el curso de “Seminário de InvestigaçãoemDidática”, que se desarrolla en estrecha relación con la práctica docente supervisada (del maestro en la enseñanza de las matemáticas en la educación secundaria). Las tareas que se presentan tienen la intención de reflexionar sobre algunos principios didácticos básicos de la matemática, que permiten introducir los criterios para el análisis de la idoneidad didáctica de los procesos de la enseñanza y aprendizaje de las matemáticas, y para motivar el uso de GeoGebra.
Description: Trabalho apresentado na conferência, III DIA DO GEOGEBRA EM PORTUGAL, Junho 2013, Universidade de Aveiro.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/12000
ISSN: 1647-3582
Publisher Version: http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/2424
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2424-8862-1-PB (2).pdfdocumento principal1.47 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.