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http://hdl.handle.net/10773/11554
Title: | Melhoria contínua numa empresa do ramo automóvel |
Author: | Coutinho, Joana Carina de Matos |
Advisor: | Alvelos, Helena |
Keywords: | Gestão industrial Indústria automóvel Gestão da qualidade |
Defense Date: | 2013 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O ambiente económico atual impulsiona a adoção de iniciativas estratégicas. A
melhoria contínua da empresa é um aspeto essencial para assegurar a sua
performance e satisfazer todas as partes interessadas. Para isso, a gestão
deve promover o envolvimento das pessoas na procura ativa de oportunidades
de melhoria de desempenho dos processos, das atividades e dos produtos. De
forma a obter o melhor dos recursos disponíveis, eliminar custos de produção
desnecessários e aumentar os seus outputs.
O projeto apresentado foi elaborado numa empresa do ramo automóvel
sediada em São João da Madeira. O objetivo principal deste trabalho foi o de
melhorar, o nível de qualidade dos produtos da empresa, a partir da redução
do desperdício – sucata produzida. Para tal, selecionou-se a linha a que
correspondem maiores custos de não qualidade.
No trabalho, a metodologia aplicada foi o ciclo PDCA em conjunto com as
ferramentas da qualidade, para solucionar os problemas identificados.
Numa primeira fase, recolheu-se a informação e identificaram-se as causas do
problema, para posteriormente definir ações de melhoria. Após a
implementação das mesmas, analisou-se a sua eficácia através dos resultados
obtidos.
Com esta análise confirmou-se que a linha em estudo possuía problemas de
produtividade relevantes, bem como custos de qualidade significativos.
A metodologia utilizada evidenciou que é possível reduzir os problemas
identificados Porém, os problemas não foram totalmente erradicados, o que
requer uma maior disciplina na mão-de-obra para suportar as melhorias
implementadas e futuras. The today´s economic environment drives to the adoption of strategic initiatives. The continuous improvement of the company is an essential feature to ensure its performance and to satisfy all stakeholders. For this, the management must promote the involvement of people in the continuous search of opportunities to improve the processes, activities and products performance. In order to survive, companies need to get the most and the best out of the available resources. It is a continuous struggle to eliminate unnecessary production costs and increase their outputs. The presented project was made in an automotive company headquartered in São João da Madeira. The main objective of this work was to improve the quality level of the company's products, based on the waste reduction - scrap produced. To this end, we selected the line to which higher costs of non-quality correspond. At work, the methodology applied was the PDCA cycle in conjunction with quality tools to solve the problems identified. Initially, the information was collected and the causes of the problem were identified, in order define improvement actions. After their application, its effectiveness according to the obtained results was analyzed. With this analysis it was confirmed that the line under study had major productivity problems as well as significant quality costs. The methodology used revealed that it is possible to reduce the identified problems. However, they were not totally eliminated and that will require greater discipline on workmanship to support the implemented enhancements and future ones. |
Description: | Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/11554 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEGEIT - Dissertações de mestrado |
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