Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/11318
Title: | Comunicação e museografia da Santa Casa da Misericórdia de Aveiro |
Author: | Gerhardt, Roberto Osvaldo |
Advisor: | Providência, Francisco Sousa, Álvaro José Barbosa de |
Keywords: | Design Museografia Museus - Sinalética Visualização gráfica |
Defense Date: | 2013 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O presente projeto desenvolve-se no contexto da museografia e decorre do
tema genérico do design da identidade. Procura-se contribuir para a
comunicação do património histórico e cultural da Santa Casa da Misericórdia
de Aveiro, intervindo no interior de sua Igreja sem interferir na atmosfera do
local.
Focam-se temas essenciais associados às disciplinas do conhecimento
pertinentes para as diversas questões estratégicas, analisando, sobretudo,
uma solução com um carácter multifuncional que não só não se sobreponha
aos artefactos expostos, como também permita manter a disponibilidade do
local para as celebrações religiosas.
Para o desenvolvimento desta investigação foram utilizados dois
procedimentos metodológicos: Revisão bibliográfica e prática projetual.
Para a revisão bibliográfica foram pesquisados autores e correntes de
pensamento relevantes ao estudo. Para o projeto de comunicação foi efetuada
uma pesquisa direcionada para a procura de um elemento simbólico que
represente na sua plenitude a simbologia da Santa Casa da Misericórdia de
Aveiro e para a museografia, foi efetuado um levantamento completo das
informações arquitectónicas e culturais da Igreja da Misericórdia visando
informar o acervo aos visitantes.
Como pressuposto de contribuir para potencializar os valores culturais e
conceituais da instituição, recorre-se, por um lado, aos recursos técnicos,
tecnológicos e Know-how existentes, assim como à identidade da Santa Casa
da Misericórdia de Aveiro e atuais considerações em torno do branding e da
museografia.
Resultam do presente projeto a identificação e comunicação do acervo
histórico e cultural da instituição e o desenho de uma nova identidade visual
capaz de comunicar o património da instituição na contemporaneidade,
fortalecendo a sua identidade tanto interna como externamente.
Pretende-se que a identidade visual da Misericórdia, amparada pela
museografia, possa aproximar a comunidade e a instituição, refletindo, numa
nova sensibilidade comunicacional estética, o caráter que a marca pretende
implementar. The current project is being developed in a museography context and it stems from the generic theme of identity design. The aim is to contribute to the historical and cultural heritage of Aveiro’s Santa Casa da Misericórdia, by intervening in the interior of its church without interfering in the local atmosphere. We focus on essential themes, associated with relevant knowledge disciplines on the various strategic questions, analyzing, above all, a solution with a multifunctional character that not only does not overlap the artifacts on display, but can also keep the availability for religious celebrations. In this investigation’s development, two methodological procedures were used: bibliographical revision and design practice. For the bibliographical revision, authors and relevant currents of thought to this study were researched. For the communication project, an investigation was conducted which focused on the search for a symbolic element that fully represents the symbology of the Santa Casa da Misericórdia de Aveiro. On the museography, a complete auditing of the architectural and cultural informations of the Igreja da Misericórdia aiming to inform the collection to its visitors. With the objective of contributing for the potentiation of cultural and conceptual values of the institution, we resort, on one hand on technical and technological resources as well as existing know-how, and on the other on the Aveiro’s Santa Casa da Misericórdia identity and current considerations around branding and museography. The current project results in the identification and communication of the historical and cultural collection of the institution and the development of a new visual identity, capable of communicating the institution’s contemporary heritage, strengthening both its internal and external. The goal is that the Misercórdia’s visual identity, supported by museography, can bring together the community and the institution, reflecting in a new aesthetical communicational sensitivity the character that the brand intends to implement. |
Description: | Mestrado em Design |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/11318 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.