Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/10975
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSantos, Carlos Alberto Lourenço dospt
dc.contributor.advisorFerreira, Augusta da Conceição Santospt
dc.contributor.authorCampos, Isabel Maria Neves Ribeiropt
dc.date.accessioned2013-09-10T14:12:22Z-
dc.date.available2013-09-10T14:12:22Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/10975-
dc.descriptionMestrado em Contabilidade e Administração Publicapt
dc.description.abstractEste estudo debruçou-se sobre a temática das Tecnologias da Informação e Comunicação e seu alinhamento com a Modernização Administrativa das escolas do ensino não superior. Considerando as Tecnologias da Informação e Comunicação como uma referência da Modernização Administrativa, preconizada para a Administração Pública em geral e para as escolas do ensino não superior em particular, na adaptação dos Sistemas de Informação e o seu uso na implementação do Plano Oficial de Contabilidade para a Educação, o estudo procedeu, inicialmente, à análise bibliográfica destes aspetos. Pretendendo analisar se nas escolas não superiores as Tecnologias da Informação e Comunicação têm procurado manter o seu alinhamento com os processos inerentes à Modernização Administrativa aplicou-se uma metodologia de análise baseada num questionário e efetuou-se o tratamento dos dados, com o objetivo de através dos resultados responder ao problema e às questões da investigação. Os resultados que obtivemos permitiram concluir que ao nível das escolas não superiores da DREC, as Tecnologias da Informação e Comunicação têm conseguido, ao seu ritmo, alinhar-se com os processos inerentes à Modernização Administrativa e que as dificuldades que poderão ocorrer em algumas situações indiciam um esforço notório nesse caminho, por reconhecerem as potencialidades das Tecnologias da Informação e Comunicação no processo de modernização.pt
dc.description.abstractThis study focused on the theme of Information Technology and Communication and its alignment with the Administrative Modernization of not-higher education schools. Considering the Information and Communication Technologies as a reference for Administrative Modernization, advocated for the Public Administration in general and for not-higher education schools in particular, the adaptation of information systems and their use in implementing the Official Accounting Plan for Education, the study was initially preceded by the bibliographic analysis of these aspects. Wishing to examine whether in not–higher education schools the Information and Communication Technologies have sought to maintain its alignment with the processes inherent to the Administrative Modernization, an analysis methodology based on a questionnaire was applied followed by data processing, with the goal of using the results to answer the problem and the issues under research. Our results showed that concerning DREC’s not-higher, Information and Communication Technologies have achieved, at their pace, to align with the processes inherent to Administrative Modernization and that the difficulties that may occur in some situations indicate a remarkable effort towards that alignment, by recognizing the potentialities of Information and Communication Technologies in the process of modernization.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectTecnologias da informação e comunicaçãopt
dc.subjectSistemas de informaçãopt
dc.subjectModernização administrativapt
dc.subjectEnsino básicopt
dc.subjectEnsino secundáriopt
dc.subjectAdministração públicapt
dc.titleAs TIC na modernização administrativa do ensino não superiorpt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
ISCA-UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
7563.pdf2.65 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.