Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/10968
Title: A música como ambiente de trabalho motivador para educação visual
Author: Fortes, Ricardo Jorge da Silva
Advisor: Valente, António Manuel Dias Costa
Keywords: Educação visual
Música
Ambiente da aula
Motivação dos alunos
Motivação para a aprendizagem
Defense Date: 2012
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Este trabalho incide sobre espaço de aula em educação visual, e o recurso à música como meio potenciador de um ambiente favorável ã criação e produção artística. No desenvolvimento do estudo são abordados temas provenientes da relação dos alunos com a sala de aula, entre eles a motivação, concentração, bem- estar, impulsionados pelo uso de ambientes sonoros durante o decorrer das aulas. Como principal objetivo, pretende-se verificar se o uso da música ambiente potencia uma mudança positiva na atitude dos alunos em relação à aula de educação visual. Terminada a análise de resultados, realizada com base em dois questionários entregues aos alunos, seria necessário o cruzamento dos dados com as observações efetuadas pelo autor no decorrer das aulas, assim como nas conversas e discussões ocorridas com os alunos e professores durante o seu desenvolvimento. Conclui-se que o estudo teve repercussões positivas na atitude e motivação dos alunos.
This work focuses on classroom space in visual education, and the use of music as a means of enhancing a favorable environment for the creation and artistic production. In developing the study, subjects are approached from the ratio of students to classroom, including motivation, concentration, welfare, driven by the use of sound environments during the course of lessons. As a main purpose, we intend to examine whether the use of background music promotes a positive change in attitude by the students regarding education class visual. After the analysis results, performed using two questionnaires delivered to students, it would be necessary to cross data with the observations made by the author during classes, as well as in conversations and argumentations held with students and teachers during its development. In conclusion, the study has a positive effect on the attitude and motivation of students.
Description: Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10773/10968
Appears in Collections:DEP - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
7538.pdf4.56 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.